27/10/2023 17:56 | Infraestrutura

Técnicos da Casal realizam palestras para reforçar compromisso da companhia com a produção de água

Eventos reuniram profissionais da área operacional na capital e no interior


Vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, fez a abertura do treinamento.

Evilásio Almeida / Ascom Casal


Evilásio Almeida / Ascom Casal

A vice-presidência Operacional (VPO) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) encerrou, nessa quinta-feira (26), uma sequência de palestras sobre boas práticas operacionais. As apresentações ocorreram no auditório do curso de medicina do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca.


 

As atividades foram conduzidas pela titular da VPO, Laura Petri, que falou para um público de cerca de 70 participantes, entre eles, assessores, gerentes, coordenadores, supervisores e, principalmente, operadores de Estações de Tratamento de Água (ETA’s), que integram a Superintendência do Agreste e Sertão (SAS) da Casal.


 

A primeira exposição foi feita pela engenheira civil e diretora-geral da empresa paulista Hidrosan, Angela Di Bernardo Dantas, que falou sobre o processo de tratamento de água, como métodos, técnicas, matéria-prima (água bruta), padrão de potabilidade, coagulação, filtração, cloração e Plano de Segurança da Água (PSA).


 

Em seguida foi a vez do também engenheiro civil e consultor da Hidrosan, Daniel Manzi, apresentar o tema “Medição de vazão em produção de água”, com destaque para mitos sobre a pressão; velocidade e vazão; pressão e velocidade; e medição de vazão e velocidade.

 

Na segunda-feira (23), as palestras ocorreram no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Poço, e reuniram em torno de 100 profissionais da área operacional da superintendência da Zona da Mata e Litoral (ZML) e da Região Metropolitana de Maceió (RMM). Tanto na capital como no interior do Estado, palestrantes e participantes puderam interagir em momentos de perguntas e respostas.