02/05/2024 15:16 | Direitos Humanos

Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência lança Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Documento contém dados, orientações e diretrizes para os profissionais que atuam com a política da pessoa idosa nos 102 municípios de Alagoas



Lívia Holanda / Ascom Secdef

Para preparar os municípios para as ações do Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência convoca os gestores das 102 cidades de Alagoas para o evento de lançamento do Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A solenidade está marcada para o dia 8 de maio, a partir das 8h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió.

 

O Guia é um documento com dados, orientações e diretrizes para os profissionais que atuam com a política da pessoa idosa. O conteúdo se baseia na Política Nacional da Pessoa Idosa e traz estratégias, indicações instrumentais e materiais gráficos relacionados ao Junho Violeta. Traz ainda informações sobre a importância da notificação dos casos de violência contra a pessoa idosa, estratégias para o enfrentamento a esses casos, canais de denúncia, e sugestões para a implantação e/ou para a efetivação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa.

 

A secretária da pasta, Arabella Mendonça, ressalta a importância de o Estado fornecer aos municípios orientações precisas e eficazes para que se alcance o objetivo de atender bem à população, além de conscientizá-la sobre as questões de violação de direitos da pessoa idosa. 

 

“É fundamental, para a efetivação das políticas públicas, que todas as instâncias do poder público estejam falando a mesma língua no que diz respeito à garantia dos direitos adquiridos pela população. A pessoa idosa tem direito a uma velhice saudável e digna, e é papel do Estado, das famílias, da sociedade como um todo, assegurar que esse direito seja acessado”, afirma a gestora.

 

Após o lançamento, o Guia estará disponível online no site da Secdef, para que todos os interessados acessem e façam download do documento.