25/08/2023 17:56 | Assistência Social

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza 2º Simpósio Estadual da Primeira Infância

Evento abordou políticas públicas e o reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz

Errol Flinn

Beatriz Saldanha

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou nesta quinta-feira o 2º Simpósio Estadual da Primeira Infância, no Centro de Convenções, em Maceió. O evento teve como principal objetivo debater o reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e teve como público-alvo cerca de 400 técnicos, entre gestores, coordenadores, visitadores e supervisores das redes municipais. No encontro, foram discutidos políticas públicas para a população dessa faixa etária. Atualmente, 101 municípios de Alagoas estão inclusos no programa.

“O reordenamento do Criança Feliz é uma grande vitória. Recentemente, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o programa tornou-se um serviço permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Vamos trabalhar com afinco para que as nossas crianças tenham todas as oportunidades para ter um futuro brilhante”, disse a secretária Kátia Born.

Enaltecendo a cultura e o talento dos nossos pequenos alagoanos, a abertura do simpósio contou com a apresentação da peça "Primeira Infância", encenada por crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Selma Bandeira, com a participação especial dos atores Auderir Souza e Ana Cláudia.

PALESTRANTES
A doutora em Ciências da Saúde, Ana Carolina Vieira, abordou o tema "A importância dos estímulos na Primeira Infância". Em seguida, a psicóloga e mestra em Educação Fabiana Lisboa trouxe a temática "A importância da família para crianças com deficiência". Na sequência, o médico Cláudio Soriano, apresentou "Planos da Primeira Infância". A coordenadora estadual do programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, Simone Sampaio, fez um panorama geral do programa no estado.

Ainda participaram do evento, a primeira-dama e coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas; as secretárias Aline Rodrigues (Cidadania e da Pessoa com Deficiência); Ângela Stemler (Esporte, Lazer e Juventude); a secretária de Integração Social do Gabinete Civil, Júlia Casado; a gerente de Assistência Social da Secria, Cláudia Petuba; a secretária do Desenvolvimento Social do município da Barra de São Miguel, Denaide Oliveira, representando o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social - COEGEMAS.