23/02/2022 13:04 | Educação

Renan Filho autoriza construção de mais cinco creches em Alagoas

Ilustração

Severino Carvalho

O governador Renan Filho autorizou, na manhã desta quarta-feira (23), a construção de três creches do programa Criança Alagoana (Cria) em Flexeiras, Roteiro e Chã Preta. A assinatura das ordens de serviço foi transmitida pelas redes sociais e acompanhada remotamente pelos prefeitos dos municípios, respectivamente: Silvana Cavalcante, Alysson Reis e Maurício Holanda.

Os investimentos do Governo do Estado na implantação das três creches é de aproximadamente R$ 14 milhões. Também durante a transmissão, Renan Filho anunciou o início das obras do programa Minha Cidade Linda em Roteiro.

Cada Creche Cria tem capacidade para receber 200 crianças e pode gerar até 40 empregos a profissionais da Educação Infantil. O governador ressaltou que as obras de implantação são rápidas.

“A gente espera que em quatro, cinco meses, essas creches estejam prontas porque são de método construtivo rápido. Isso vai ajudar bastante, abrindo novas vagas para as crianças e fortalecendo a Educação Infantil em Alagoas”, afirmou Renan Filho, agradecendo aos prefeitos pela doação dos terrenos para que o Estado construa as creches.

A prefeita de Flexeiras foi a primeira a falar durante a transmissão. Ela agradeceu ao govenador pela Creche Cria e por outras obras que estão sendo executadas pelo Estado no município, a exemplo da reforma do Hospital Municipal e da construção de uma escola de nível médio. Agradeceu, também, pelos equipamentos entregues pelo programa Fortalece Alagoas.

“Estamos realizando o sonho de Flexeiras, que é ter uma escola de nível médio. Nunca foi feito tanto pelo Estado, em especial por Flexeiras”, constatou Silvana Cavalcante. “Em Flexeiras, temos só uma creche e a demanda é muito grande. Agora, com a assinatura dessa ordem de serviço, vamos ser contemplados com esse novo equipamento que será de extrema importância para todos os flexeirenses”, arrematou.

Em seguida, foi a vez do prefeito de Roteiro se pronunciar. Ele afirmou que o Cria se soma aos programas sociais e de transferência de renda executados pelo município. “Eu só tenho a agradecer, em nome de todos os munícipes roteirenses, pelo total apoio do Governo do Estado a nossa Educação”, declarou Alysson Reis.

Renan Filho recordou que, assim como Flexeiras, Roteiro não possui escola estadual de nível médio e que o Estado está construindo a primeira unidade de ensino, cujas obras estão avançadas.

“Vamos ter escola estadual de nível médio em todas as cidades que não possuíam. É uma revolução, porque Alagoas passou muito tempo com as pessoas tendo que estudar em cidades vizinhas ou em escolas cedidas, sem a estrutura necessária. Agora, com esse avanço da educação, estamos conseguindo construir essas unidades de ensino”, destacou o governador.

Ele aproveitou a transmissão para anunciar que Roteiro vai ser contemplado com as obras do programa Minha Cidade Linda, que pavimentará, em paralelepípedos, diversas ruas do município.

“O programa Minha Cidade Linda já está em Chã Preta e em Flexeiras. E, agora, chega também à cidade de Roteiro. As obras vão iniciar nos próximos dias, logo após o carnaval”, assegurou Renan Filho.

Empregos

O último a falar foi o prefeito de Chã Preta. Maurício Holanda destacou a importância da Creche Cria para o município, que tem demanda reprimida em razão de possuir uma única unidade em funcionamento. “A Creche vai abrir mais vagas para matrícula das crianças carentes de nosso município. Atualmente, temos apenas uma creche em nossa cidade e esse novo equipamento vai fortalecer a educação infantil de nossa querida Chã Preta”, revelou.

O prefeito também agradeceu ao governador pelas obras e programas executados pelo Estado no município, em especial o Minha Cidade Linda, o Cartão Cria e a implantação da rodovia que liga Chã Preta a Correntes, em Pernambuco.

“Há mais de 30 anos, vários governadores prometem essa obra, que está sendo concretizada na administração do governador Renan Filho. Quero agradecer ao governador que mais trabalhou pelo Estado de Alagoas, sem sombra de dúvidas. Em todas as cidades, tem obra do Governo do Estado”, ressaltou Maurício Holanda.

Por fim, ele recordou que Chã Preta foi, em 2021, a segunda cidade em Alagoas que mais gerou empregos, depois de Cacimbinhas. “Isso graças ao Governo do Estado, que gerou várias obras aqui em Chã Preta. São mais de 300 pessoas trabalhando diretamente na construção civil em obras do Governo do Estado e do município”, recordou o prefeito.

Mais duas creches

Em outra transmissão, Renan Filho autorizou a construção de mais duas Creches Cria: uma em Novo Lino e outra, em Porto Real do Colégio. Participaram, de forma remota, os prefeitos Aldo Popular e Marcela Gomes, respectivamente. Para a construção dos dois equipamentos, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 9 milhões.