14/09/2023 14:32 | Institucional

Junta Comercial apresenta evolução do registro empresarial para alunos da Ufal

Representantes da Junta Comercial participaram do primeiro dia de workshop focado no empreendedorismo


Direção mostrou que os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Alagoas podem ser feitos online

Danilo Silva / Ascom Juceal


Danilo Silva / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) levou a evolução do registro empresarial em Alagoas e a atual realidade do ambiente alagoano de negócios para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A troca com os estudantes aconteceu nesta quarta-feira (13), em Maceió, em um evento focado no empreendedorismo.

 

Com o tema “Desvendando o caminho empreendedor: O mercado na prática”, o workshop foi realizado pelo Núcleo de Estudos de Finanças e Gestão Pública (NEFGP) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, e faz parte das ações em comemoração ao Dia do Contador.

 



A Junta Comercial foi representada pelo gerente de suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho. O momento contou com uma exposição para os futuros contadores e administradores sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pela Juceal, além de uma apresentação sobre a Redesim no estado e sobre a sua interface, o Portal Facilita Alagoas.

 

A direção da Juceal mostrou, por exemplo, que os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Alagoas podem ser feitos online, resultando numa simplificação de andamentos. Atualmente, o tempo médio abertura de um negócio no estado é de 14 horas, de acordo com o Mapa de Empresas.

 

Em sua apresentação, Edmundo Lins Filho demonstrou o funcionamento do sistema na prática. “O Portal Facilita Alagoas é um dos lugares que vocês, futuros profissionais, mais irão utilizar no dia a dia de serviço de vocês. Por isso, são importantes momentos como esse workshop de hoje, de ver o sistema em seus detalhes”, frisou.

 

Após o evento, Jadson Ramos destacou a troca de conhecimentos com os alunos e outros palestrantes. “Foi uma experiência que agregou tanto para mim como palestrante quanto para os estudantes. A troca de informação é essencial para nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e também faz com que os erros na utilização do sistema diminuam”, pontuou.

 

Para o coordenador do NEFGP, o professor Edilson dos Santos Silva, a realização do evento foi pensada justamente no intercâmbio sobre o cenário atual do ambiente empresarial alagoano.

 

“A ideia foi fazer um workshop trazendo algumas necessidades do mercado, então convidamos a Juceal, o Sebrae/AL e a Casa da Indústria, através do IEL, para trazer essa discussão. Para o segundo dia, convidamos alunos e ex-alunos que são ou foram empresários para trazer uma visão da realidade local. A ideia é aproximar mais o mercado dos alunos e trazer essas discussões e esses conhecimentos para eles, que estão prestes a entrar no mercado”, declarou.


Realizado no campus da Ufal em Maceió, o primeiro dia do evento contou também com palestras de Eliana Sá, coordenadora de inovação e pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), e Walter Rocha, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), sobre a prática do setor empresarial e o empreendedorismo em Alagoas e no Brasil.