19/10/2023 09:56 | Gestão e Finanças

Fazenda promove 1° Encontro de Administrativos Fazendários

Evento foi dedicado ao debate sobre aposentadoria e novos ciclos


Evento ocorreu no Bloco Administrativo Silvio Carlos Vianna, em Jacarecica

Ascom Sefaz


Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) promoveu o 1° Encontro de Administrativos Fazendários na quarta-feira (18) no Bloco Administrativo Silvio Carlos Vianna, em Jacarecica. O evento foi voltado a um debate sobre a preparação para aposentadoria e novos ciclos.


Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 50 administrativos fazendários. A programação teve duas palestras com os seguintes temas: “Regras de Aposentadoria e Pensão”, com o diretor-presidente do AL Previdência, Roberto Moisés; e “Descomplicando a Educação Financeira”, com o assessor especial de Investimentos da Alagoas Previdência, Arcenor Gomes.




A superintendente de Valorização de Pessoas, Polyana Barbosa, enfatizou que a oportunidade foi muito importante para a preparação de desafios futuros e, ao mesmo tempo, reconhecer o trabalho desempenhado pelos servidores do órgão.


“A Sefaz reforça seu compromisso com os servidores da casa. Ações como essa visam enaltecer a importância do papel desses colaboradores na sociedade. Eles são peças fundamentais na prestação de serviços à população alagoana. Aqui foi possível viver novas experiências e adquirir novos conhecimentos que os ajudarão nas próximas fases da vida”, disse.


No evento, houve ainda uma mesa-redonda intitulada "Ressignificando Ciclos", com mediação da psicóloga Rayanna Martins e interações da atual superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da Sefaz, Maria Luiza, e da servidora fazendária por 32 anos Hevany Braga.




“Sirvo na Sefaz há 41 anos. Trabalhei com diversas pessoas bacanas, construí amizades que tenho até hoje, com secretários e servidores. Se alguém falar a ‘Luiza do financeiro’, não precisa nem dizer o meu sobrenome, já sabe quem é a Luiza. Quando me aposentar, pretendo seguir ensinando as pessoas tudo o que eu sei”, afirma Maria Luiza.


Já aposentada Hevany Braga ressalta que sempre  está disponível para o mercado de trabalho. “Para mim, é um prazer muito grande estar aqui e poder compartilhar um pouco de como foi meu período na Sefaz e agora fora dela, seguindo com outras atividades. Passei por um processo de luto na aposentadoria, mas foi um fechamento necessário para iniciar um novo ciclo”.


O “Momento Power” encerrou o encontro. Ele consiste em um método que gera expansão da consciência sobre o potencial infinito que existe no indivíduo, desbloqueando os sabotadores que limitam o ser humano a viver o extraordinário. Ministrado de forma curta pela consultora empresarial Cris Oliveira, visou ativar a consciência do poder pessoal, ampliando resultados e transformando a vida.


“A importância desse momento foi justamente para que os servidores percebessem que a forma com que veem a transição faz com que tenham sucesso ou não no processo e não o órgão, o chefe, o colega ou as possibilidades. É uma reprogramação profunda com as suas essências, visando nutrir o que os trouxe até esse o período atual para o novo que está por vir”, enfatiza.


A auxiliar fazendária, Genilda Medeiros esteve presente no workshop e celebrou esse momento, recordando de sua trajetória no órgão. Com 74 anos, atua há 42 anos no setor de tributação da Sefaz.


“Foi muito bom esse evento, um dos que eu mais gostei na Sefaz. Ele se tornou ainda mais especial por provavelmente ser o meu último, já que solicitei a aposentadoria e ela pode sair a qualquer momento. Aqui, tive um dia bem diferente e pude ter ideias para após a aposentadoria, além de estar em interação com os meus colegas de trabalho que tanto prezo”, frisa.