Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos está com inscrições abertas para professores alfabetizadores
Procedimento deve ser feito até o dia 10 ser feito pelos formulários dispostos no edital disponível no site da Educação
Programa vai alfabetizar adultos acima de 15 anos
Fotos: Valdir Rocha / Ascom Seduc
Camylle Vitória (Sob Supervisão) / Ascom Seduc
A edição de 2024 do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - extensão do programa do Governo Federal Brasil Alfabetizado (PBA) na Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc) -, está com inscrições abertas. Pessoas interessadas em atuar como professores alfabetizadores poderão efetuar seu cadastro até o dia 10 de maio. O edital oficial com os formulários de inscrição para alfabetizadores, alfabetizandos e locais de turma está disponível no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) na seção de Avisos.
Ao todo, são 800 vagas para professores alfabetizadores e 8.000 vagas para alunos alfabetizandos que serão distribuídos em 800 turmas que serão cadastradas por estes professores.
O programa visa alfabetizar pessoas na faixa etária de 15 anos ou mais que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade apropriada e oferece aulas gratuitas. Com carga horária de 10 horas semanais, os alunos também terão a oportunidade de, posteriormente, dar continuidade aos estudos.
Os alfabetizadores selecionados receberão uma bolsa de R$ 1.200 durante oito meses.
Os candidatos a alfabetizadores devem cumprir alguns pré-requisitos mencionados no edital, dentre os quais possuir curso de formação de nível médio completo ou magistério, nível superior em pedagogia (cursando) ou licenciaturas diversas e ter experiência profissional anterior em educação, preferencialmente em Educação de Jovens e Adultos. Caberá aos alfabetizadores fazer busca ativa e cadastrar as turmas que serão alfabetizadas, as quais devem contar com no mínimo sete (zona rural) ou 14 alunos (zona urbana) e no máximo 25 alfabetizandos com idades a partir de 15 anos.
Documentação
Após preencher e enviar os três formulários de inscrição, o alfabetizador voluntário deverá também enviar do e-mail pessoal cadastrado uma mensagem de texto para a Gerência Especial de Educação (GEE) da sua respectiva região, no endereço de e-mail que consta no anexo I do edital. Esse e-mail deve ter uma lista com os nomes das pessoas da turma, que já estão cadastradas, e também alguns documentos. São eles: cópia da Carteira/de Identidade; cópia dos comprovante de escolaridade; cópia de CPF; comprovação de experiência profissional (no caso da escolaridade ser Ensino Médio); dados da conta bancária para pagamento de bolsas (Banco/Caixa Econômica); e só serão aceitas declarações dentro do prazo de validade de 30 dias.
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