28/04/2023 16:29 | Justiça e Controle Interno

Controladoria vai firmar termo de cooperação com a Juceal para acesso aos dados empresariais no Estado

Parceria vai ampliar o banco de informações estratégicas da CGE usados em prol do controle interno

Hotton Machado e Roberta Cólen

Representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE) vão assinar, nos próximos dias, um termo de cooperação técnica que permite à CGE o acesso aos dados empresariais registrados no Estado. Para isso, a Superintendência de Correição e Informações Estratégicas da Controladoria vai se reunir com uma equipe da Juceal e alinhar os termos do acordo.

Em reunião nesta sexta-feira (28), já ficou definido que a Juceal vai disponibilizar o acesso ao seu sistema operacional para que a Controladoria-Geral acompanhe em tempo real os dados empresariais registrados pela Junta Comercial.

“Com esse acordo, a CGE vai conseguir realizar um acompanhamento mais preciso das empresas que atuam em Alagoas, identificando eventuais irregularidades e aprimorando a fiscalização”, explicou o superintendente de Correição e Informações Estratégicas do órgão, Thiago Paiva.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, por sua vez, destacou que o foco da Junta Comercial é apresentar dados transparentes, auxiliando nos trabalhos de defesa e fiscalização. “O nosso trabalho é pensado no coletivo; em como vamos oferecer formas de ajudar o Governo do Estado. Então, pode ter certeza que estamos à disposição para o que for preciso. Essa reunião é algo fundamental, muito pela quantidade de informação e serviços que a Junta Comercial oferece. É algo que pode auxiliar no controle e no combate à sonegação fiscal”, frisou.

A controladora-geral, Adriana Araújo, agradeceu a parceria e ressaltou que este foi um grande passo rumo ao fortalecimento da transparência e do controle interno no Governo de Alagoas. "A CGE entende que a parceria entre os órgãos públicos ajuda a identificar sinergias e criar soluções mais eficientes para os desafios. Estamos empenhados em buscar ferramentas disponíveis que contribuam para a gestão pública, sempre prezando pela transparência", afirmou a controladora-geral.