17/03/2023 15:11 | Saúde

Secretário de Saúde participa do I Encontro Regional sobre Política Estadual de Assistência Social

Médico Gustavo Pontes de Miranda representou o governador Paulo Dantas no evento realizado em Santana do Ipanema

Secretário Gustavo representou o governador Paulo Dantas durante o evento

Olival Santos / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, representou o governador de Alagoas, Paulo Dantas, nessa quinta-feira (16),  no I Encontro Regional sobre a Política Estadual de Assistência Social. O evento, que ocorreu no auditório do Hotel Privillege, em Santana do Ipanema, reuniu representantes dos 22 municípios do Médio e Alto Sertão, a prefeita anfitriã, Christiane Bulhões e a secretária de Estado da Assistência Social, Kátia Born.

O encontro coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), abordou temas como o Território para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Conhecendo a Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Atualização do Cadastro Único, Cofinanciamento Estadual Cras e Creas. Também foram debatidos temas como a criação de creches para que as mães possam trabalhar e a integração da agricultura familiar com os restaurantes populares, que é um dos tópicos do Plano de Ações de Combate à Fome.

“É sempre muito importante participar e discutir ações como essas, para coordenar melhor as ações da Política Pública de Assistência Social do município. É preciso muita coragem para enfrentar o desafio de assumir as ações de desenvolvimento social. Nós da Saúde estamos empenhados em atuar para implementar as mudanças e caminhar junto com o Governo para assegurar mais assistência à população alagoana, por meio de políticas interdisciplinares”, destacou o gestor da saúde estadual, Gustavo Pontes de Miranda.

Durante o evento, a titular da Seades, Katia Born, enfatizou que o objetivo da ação é ouvir as necessidades dos municípios e garantir assistência a todos. “Tivemos uma reunião com o governador e foi informado sobre a implantação do Plano Plurianual (PPA) Participativo e, também, o orçamento participativo. Por isso, esse encontro hoje é fundamental para o desenvolvimento das nossas cidades, pois podemos listar as prioridades de cada região, identificar os problemas e, a partir disso, elaborar um planejamento eficaz”, disse.

Katia Born destacou a atuação do gestor de saúde à frente da Sesau. “Eu defendo o Dr. Gustavo em qualquer lugar. A melhor coisa é você ter um servidor de carreira num cargo de secretário estadual. Ele conhece o que são os municípios, conhece o que é o SUS [Sistema Único de Saúde] nesse Estado, porque sempre trabalhou em função do SUS e para o SUS”, exaltou.

Durante a passagem pela cidade de Santana do Ipanema, o secretário de Saúde do Estado, Gustavo Pontes de Miranda, visitou o Complexo Nutricional Dr. Isnaldo Bulhões Barros, localizado no Conjunto Leopoldo. O gestor da saúde estadual também esteve no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), na Avenida João Agostinho, onde inspecionou a assistência prestada pela unidade aos usuários do SUS.