13/03/2023 13:53 | Desenvolvimento Econômico

Artesanato alagoano é destaque na revista Casa e Jardim

Programa Alagoas Feita à Mão foi idealizado pelo Governo do Estado e hoje trabalha com mais 19 mil artesãos

William Makaisy / Ascom Sedics

As belezas e a singularidade do artesanato alagoano são destaque na mais recente edição da revista Casa e Jardim, publicada pela editora Globo. Contando os detalhes sobre a criação do Programa Alagoas Feita à Mão, idealizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), a revista traz um pequeno vislumbre das riquezas produzidas e esculpidas por mãos alagoanas.

Intitulada “A alma criativa de Alagoas”, a reportagem mostra as diversas tipologias do trabalho artesanal produzido no estado e apresenta ao seu público os mestres artesãos e a riqueza dos seus projetos que encantam gerações. A publicação traz um pouco do trabalho do Mestre André da Marinheira; da Mestra do Patrimônio Vivo, Dona Irineia Nunes; do Mestre Zezinho e do artesão Jasson.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o artesanato alagoano encanta o público, levando riqueza cultural e um pouco da história do Estado para o mundo.

“Ficamos muito felizes com o espaço que vem sendo conquistado pelo artesanato produzido em nossas terras, estando cada vez mais em evidência em exposições, matérias, e feiras nacionais e internacionais. Estamos empenhados em dar  mais protagonismo aos nossos artesãos, valorizando ainda mais essa atividade tão importante”, disse.

No texto da reportagem da Casa e Jardim,  os mestres contam um pouco da sua experiência com o Alagoas Feita à Mão e como o programa foi essencial para a divulgação dos seus trabalhos e de tantos artistas do estado.

“Me encanto cada vez mais quando falo sobre arte popular. Gosto de criar e também que o público possa admirar minhas peças. Antes, eu sofria muito para levar minhas obras para Alagoas e outros lugares, porque são pesadas, o que deixava tudo caro. Com o Alagoas Feita à Mão, isso se transformou. Hoje, minhas obras e de outros artistas estão aí por esse mundão”, conta o mestre André na entrevista cedida à publicação.