19/07/2022 17:48 | Utilidade Pública

UTILIDADE PÚBLICA: Vacina meningocócica C é ampliada para crianças de até 10 anos e trabalhadores da saúde

Extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e objetiva proteger a população e evitar a circulação da doença no país

Ampliação do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra doença

Carla Cleto / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que a vacina meningocócica C (Conjugada) foi ampliada para crianças de 5 até 10 anos e para trabalhadores da saúde. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação do vírus no país.

 

A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e se está disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

 

Além disso, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, também sendo utilizada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) emitiu nota técnica, seguindo as recomendações da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), para que seja feita uma busca ativa por crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas para a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário.

 

De acordo com a nota, a medida tem por finalidade proteger estes grupos e evitar surtos causados por este sorogrupo, considerando as baixas coberturas vacinais em crianças, além de otimizar o uso das doses da vacina meningocócica C (Conjugada), em virtude do baixo consumo nos últimos anos e da existência de quantitativo dela.

Editorias
Utilidade Pública