08/01/2024 11:32 | ServiçosUtilidade Pública

Lei Seca registra redução de condutores flagrados sob efeito de álcool com intensificação de ações em 2023

Ano passado foram realizadas 474 ações pelos agentes, um aumento de 16,17% em relação a 2022

Redução de condutores flagrados sob efeito de álcool durante 2023 é reflexo da mudança de estratégia feita nas ações da Operação Lei Seca

Fellipe Yuri e Leandro Santos / Ascom Detran

João Victor Barroso/ Ascom Detran

As ações de conscientização e fiscalização feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) foram intensas durante o ano de 2023. E como resultado disso, a Operação Lei Seca registrou um aumento no número de ações realizadas e uma redução de condutores flagrados sob o efeito de álcool, em comparação com o ano 2022.

Foram 474 ações realizadas pelos agentes da Lei Seca em 2023, e no ano anterior foram 408, um aumento de 16,17%. E mesmo com o aumento do número de ações, foi registrada uma redução de 33,82% no número de condutores flagrados sob efeito de álcool.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, essa redução registrada durante 2023 é o reflexo da mudança de estratégia feita nas ações da Operação Lei Seca, em conjunto com as campanhas de conscientização.

“Durante 2023, percebemos que os alagoanos estão mais conscientes, e deixam o veículo em casa, ou escolhem o condutor da rodada, quando sabem que vão consumir bebida alcoólica. Mudamos a estratégia e temos feito diversas campanhas educativas buscando orientar e conscientizar a população sobre os riscos da mistura de álcool e direção”, afirmou Marco Fireman.

Também foi registrado um aumento de 33,59% no número de testes realizados com o etilômetro e durante o ano de 2023 foram feitos 19.787 testes.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, as ações da Lei Seca estão sendo intensificadas desde o mês de dezembro e continuarão assim durante as festas de carnaval e todo o verão.

“Estamos reforçando as ações da operação Lei Seca em todo estado e vamos intensificar as operações na capital e no interior, em locais com a probabilidade de ter grande fluxo de condutores sob efeito de álcool. Todo o nosso esforço é para evitar que sinistros de trânsito aconteçam e assim as pessoas cheguem em paz e seguras no destino final”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex.

Editorias
Utilidade Pública