29/07/2022 16:41 | Utilidade Pública

UTILIDADE PÚBLICA: Hemoal Maceió funcionará, excepcionalmente, até às 13h neste sábado (30)

Medida será adotada para realização de mais uma etapa da obra de manutenção predial

Hemoal Maceió recebe doaçoes de sangue em horário reduzido neste sábado

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no bairro Trapiche, vai captar doadores de sangue neste sábado (30), excepcionalmente, das 7h30 às 13h. A redução no horário de atendimento aos voluntários, que tradicionalmente vai até às 17h, ocorre para a realização de mais uma etapa da obra de manutenção predial, iniciada na quarta-feira (27).

 

A restrição no horário para captação de voluntários não irá afetar o fornecimento de hemocomponentes para a rede hospitalar do Estado. Isso porque, o Núcleo de Dispensação de Sangue estará funcionando normalmente para atender a todas as solicitações, conforme prevê o Plano de Contingência da Hemorrede Pública de Alagoas.

 

As manutenções preventivas e corretivas são necessárias para manter o Hemocentro funcionando dentro das especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por esta razão, o horário de atendimento ao doador será reduzido neste sábado, sem prejudicar os pacientes que necessitarem de transfusões.

 

Unidade Arapiraca

 

Já o Hemoal Arapiraca irá funcionar no horário convencional dos sábados, das 7h30 às 12h e de 13h às 16h. O órgão está situado no antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa.

 

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos e estar usando máscara, além de comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, munidos dos respectivos documentos de identificação.

 

Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue é vetada para os candidatos que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável comparecer ao Hemoal bem alimentado e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

 

Com relação ao voluntário que se infectou pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. O candidato à doação que teve apenas contato com uma pessoa infectada e nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19 está liberado para praticar o gesto voluntário que pode salvar até quatro vidas.

Editorias
Utilidade Pública