15/09/2022 11:35 | Utilidade Pública

Hemoal abre para doação de sangue no feriado da Emancipação Política de Alagoas

Unidades da capital e do interior seguem horários especiais nesta sexta-feira (16)

Hemoal abre postos de coleta em Maceió e Arapiraca durante o feriado da Emancipação Política de Alagoas

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

As Unidades Arapiraca e Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam em horários especiais nesta sexta-feira (16), dia da Emancipação Política de Alagoas. O objetivo é facilitar o acesso dos alagoanos que desejam dedicar o feriado estadual à doação voluntária de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas.

 

Em Maceió, os postos de coleta do Trapiche e da Via Expressa, localizados, respectivamente, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), funcionam das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, o posto de coleta do Eldorado, localizado no antigo Empresarial Solution Center, próximo à Escola Alternativa, recebe doações das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Os três também funcionam no sábado (17) e seguem o mesmo horário.

 

“Mantendo nossa missão de assegurarmos sangue em quantidade suficiente para atendermos à população alagoana, estaremos com nossos postos de coleta funcionando no feriadão da Emancipação Política. É uma oportunidade para quem deseja salvar vidas, praticando um gesto nobre e altruísta, seja nesta sexta (16) ou no sábado (17)”, salienta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.

 

Critérios para Doação

 

A médica ressalta que os voluntários devem atentar para alguns pré-requisitos fundamentais. "Além de dormir pelo menos 6 horas na noite anterior, o doador não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e não é recomendado ingerir alimentos gordurosos”, diz.

 

Verônica Guedes salienta que o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento, conforme exigência do Ministério da Saúde (MS).

 

“Caso o candidato tenha colocado piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento.  Pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos estão impossibilitadas de doar ”, frisa a médica.

 

Quanto às mulheres, a doação de sangue é permitida, desde que não estejam grávidas ou amamentando. Mas, para repetir o procedimento, devem respeitar um intervalo mínimo de três meses, enquanto os homens devem aguardar dois meses, ainda conforme portaria do MS.

 

Covid-19

 

Quanto ao candidato que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já quem teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer normalmente.

Editorias
Utilidade Pública