15/03/2023 17:09 | Utilidade PúblicaÓrgãos colegiados

Governo de Alagoas vai dar mais visibilidade às ações dos órgãos colegiados

O objetivo é fortalecer a participação da sociedade na construção de políticas públicas em prol da população alagoana

Secretária Executiva de Integração Social, Júlia Casado fala da importância dos Conselhos na aproximação entre a gestão pública e a sociedade

Neno Canuto / Agência Alagoas


Natalício Vieira / Sob supervisão

O Governo de Alagoas trabalha para ampliar ações que visam o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população alagoana. Entre elas, está o fortalecimento do canal de comunicação entre a sociedade civil e a Gestão, por meio de órgãos colegiados que irão acompanhar a efetivação de medidas para os diversos segmentos sociais.


Para isso, está sendo criada uma nova editoria no site da Agência Alagoas – principal canal de comunicação entre o Governo e a população – que visa dar mais visibilidade as pautas desses órgãos e também deixar a sociedade ciente das ações que estão sendo desenvolvidas e discutidas. 


A secretária Executiva de Integração Social do Gabinete Civil de Alagoas, Júlia Casado, explica que os órgãos colegiados exercem um importante papel de aproximação entre a gestão pública e a sociedade, ajudando a integrar e fortalecer a concretização de políticas públicas. “O Governo de Alagoas entende que esses órgãos viabilizam a escuta e a participação democrática da sociedade na construção e efetivação das políticas públicas de forma plural”, disse ela.


A secretária ressaltou ainda que a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela gestão do governador Paulo Dantas visando assegurar maior participação da sociedade civil em seu governo, por meio dos órgãos colegiados que acompanham a efetivação das políticas públicas no Estado.


Colegiados


Criados a partir de leis específicas, os órgãos colegiados são formados por representantes do poder público e da sociedade civil e têm o papel de deliberar e fiscalizar a execução dos conjuntos de ações propostas pelo governo.


A exemplo dos Conselhos de Estado são instâncias de controle social com participação e podem ser de ordem consultiva ou deliberativa com o papel de fiscalizar as políticas públicas e a execução das ações da gestão de governo, contribuindo com a construção de uma Gestão Social participativa por meio do diálogo direto com a sociedade.

Editorias
Utilidade Pública