18/10/2023 16:36 | SaúdeUtilidade Pública

Esclarecimento: vídeo sobre mamografias sem agendamento é do Hospital da Mulher do Maranhão

Informação saiu na internet; para realizar o procedimento no Hospital da Mulher em Maceió, é preciso um encaminhamento médico

Diariamente são liberadas 40 fichas para o exame, sendo 10 prioridades e 30 para as demais pessoas

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) esclarece que o vídeo que circula nas redes sociais, mostrando um médico fazendo um chamamento para realização de mamografias sem agendamento, pertence ao Hospital da Mulher do Maranhão, localizado na cidade de São Luís.


A Sesau afirma que, para realizar o procedimento no Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, em Maceió, é preciso um encaminhamento médico. Diariamente são liberadas 40 fichas, sendo 10 prioridades e 30 para as demais pessoas. Por isso, segundo a direção da unidade hospitalar alagoana, as mulheres que desejarem fazer o exame devem procurar atendimento médico, é após a solicitação, se dirigir à unidade, portando um documento oficial, comprovante de residência e o Cartão SUS. 


No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a realização de mamografia a cada dois anos para mulheres com idades entre 50 e 69 anos. O exame também pode ser feito periodicamente no caso de pacientes que têm recomendação médica, independentemente da faixa etária, se o profissional de saúde que faz o acompanhamento considerar necessário. É importante destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todo o suporte, incluindo prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento em casos de alterações. 

Editorias
Utilidade Pública