21/01/2023 07:45 | SegurançaAssistência SocialDesenvolvimento HumanoUtilidade Pública

De turistas aos nativos: sensação de segurança é um elogio só

Agentes fazem o patrulhamento nas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica

Turistas se dizem encantadas com as belezas naturais do Estado e com o policiamento feito pelo pessoal do Ronda na orla da capital

Marco Antônio/Agência Alagoas


Wellington Santos/ Agência Alagoas

O Programa Ronda no Bairro se expandiu para a orla marítima da capital e levou a sensação de segurança a turistas e moradores que frequentam a área. Na região, os agentes fazem o patrulhamento nas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.


Em perímetros delimitados, policiais e bombeiros militares da ativa e da reserva, além de egressos das Forças Armadas, fazem o patrulhamento de proximidade a pé, de moto, bicicleta ou patinete elétrico. As guarnições circulam a orla, garantindo um reforço importante no policiamento do “território” no horário das 15h às 21h, todos os dias, inclusive domingos e feriados.


O trabalho é elogiado pelo italiano Massimo Piccoli, que há oito anos se apaixonou pela capital alagoana e fixou residência. “Do tempo que cheguei aqui em Alagoas para agora, com certeza, eu e as pessoas que moram nas redondezas nos sentimos muito mais seguros”, ratifica o italiano. De férias em Maceió, as turistas paraguaias Elizabeth Benitez e Susana Morales visitam Maceió pela primeira vez e se dizem encantadas com as belezas naturais do Estado e com o policiamento feito pelo pessoal do Ronda em torno de toda a orla marítima da capital.


“Já visitamos a maioria das capitais do Nordeste, mas, em Maceió, nos surpreendemos positivamente com o pessoal que anda de colete e com patinetes, fazendo o policiamento. De todos os lugares, foi aqui, em Maceió que nos sentimos mais seguras”, afirma Elizabeth.


As duas visitantes estrangeiras ainda elogiam a participação dos músicos do Ronda no Bairro em um dos points mais apreciados pelos turistas atualmente, o Marco dos Corais, construído pelo Governo de Alagoas, sob as ruínas do antigo clube Alagoinhas, na orla de Ponta Verde. O espaço gratuito já se notabilizou como área de lazer e contemplação das belezas da capital alagoana.


Do espaço de “dentro do mar'', as duas turistas olham e ouvem atentas a apresentação do saxofonista Cristiano Jeferson e a cantora Poliana Ferreira, dois integrantes da Banda do Ronda no Bairro, que coroam a ação exitosa do programa, ao participarem do Projeto Ação de Verão, que ocorre todas as terças-feiras, entre 16h e 18h, sob um pôr do sol de tirar o fôlego.


Editorias
Utilidade Pública