14/02/2023 17:00 | Saúde

PREVENÇÃO

Vigilância Sanitária Estadual orienta foliões sobre os cuidados ao consumir alimentos e bebidas no Carnaval

Observar o prazo de validade e higiene dos locais onde são comercializados é importante para garantir segurança no consumo


Ambulantes devem manter os alimentos bem acondicionados e refrigerados

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Carnaval em Alagoas é sinônimo de festas de rua, praia e, consequentemente, consumo de produtos comercializados por ambulantes. Logo, é preciso observar a higiene do serviço oferecido e a origem dos produtos, evitando, dessa forma, problemas de saúde e o fim da folia. Para assegurar a segurança de alagoanos e turistas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Sanitária, alerta sobre os cuidados a serem tomados ao consumir alimentos e bebidas nesse período.

 

Segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, um cuidado que deve ser observado é o isopor onde os produtos refrigerados são guardados por ambulantes. “O isopor deve estar bem lacrado e refrigerado com gelo em escama, que serve apenas para conservar a temperatura. Já o gelo para consumo humano é o comercializado em cubo, feito de água potável”, explica.



 

Outro alerta é evitar a compra de alimentos na beira da estrada, em razão do desconhecimento de como o produto foi feito. Quanto às bebidas, apenas consumir as que estiverem em suas embalagens originais e limpar bem a tampa de lata e garrafas com guardanapo.

 

Paulo Bezerra orienta também que alimentos como bolos, coxinhas e empadas, que são servidos quentes, devem ser consumidos no mesmo dia e armazenados em local apropriado, assegurando que a temperatura seja conservada. “Já o famoso espetinho deve ser conservado no isopor refrigerado e assado na hora em que o cliente irá consumir. O queijo coalho, quando não feito com leite pasteurizado, não deve ser comido cru ou mal assado, pois pode causar brucelose”, alerta o gerente da Vigilância Sanitária Estadual.



 

Bebidas de Rua

 

Já para os adultos, todo cuidado é necessário com as bebidas vendidas em doses. Paulo Bezerra lembra que as fábricas clandestinas costumam misturar iodo às bebidas, para que elas fiquem com a cor de uísque. No entanto, a substância é altamente danosa para os rins, causando danos irreversíveis.

 

“Nunca compre bebidas em garrafas sem rótulo ou de procedência duvidosa e evite o excesso no consumo de bebidas alcoólicas. O Carnaval é um momento de alegria, que deve ser aproveitado com responsabilidade para que o tempo de celebração não se transforme em tristeza”, enfatizou Paulo Bezerra.