25/04/2024 15:22 | CulturaCidadania

Vida Nova nas Grotas: Moradores do Ouro Preto despertam talentos com Oficina de Artesanato Criativo

Projeto Cultura nas Grotas promove expressão cultural e autonomia entre os moradores das comunidades

Alexandre Teixeira

Ryan Charles/Ascom Secult

O projeto Cultura Nas Grotas continua deixando sua marca positiva nas comunidades, e desta vez, a Grota do Ouro Preto foi a escolhida para receber essa iniciativa. Como parte das ações do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com o programa Vida Nova Nas Grotas, os moradores da localidade têm a oportunidade de explorar suas habilidades criativas e se expressar através do artesanato.

As aulas, sediadas na Instituição Ouro Preto Dando as Mãos, uma ONG local, proporcionam um ambiente acolhedor onde os moradores podem participar de atividades culturais e artísticas. A oficina de Artesanato Criativo, ministrada pela Mestra Vânia de Oliveira, Patrimônio Vivo de Alagoas, permite que os alunos desenvolvam suas técnicas enquanto expressam sua individualidade.

A mestra comemorou a parceria da Secult no projeto. “O que colocamos em prática aqui é muito mais do que o manuseamento de objetos. Aqui é uma troca, aprendemos muito. Muitas das alunas nos procuram porque precisam de um local de acolhimento e de apoio. Conversamos, aprendemos e produzimos, claro. Os relatos são tão gratificantes quanto os resultados”, afirmou a mestra.

Os alunos corroboram as palavras da instrutora, destacando que a participação nas aulas os motiva a aplicar em casa o que foi ensinado e a buscar aprimorar suas habilidades.

Maria Salete, uma das alunas que participam do projeto, aos 62 anos de idade e residente do bairro há mais de quatro décadas, já se dedicava à pintura em sua residência, porém, agora, sua produção artística irá se expandir significativamente. “Eu vejo isso aqui como uma forma de terapia, eu fico aqui observando e me aprimorando. Continuando aqui eu possa, quem sabe, no futuro, investir em revender em outros bairros. Gosto de tá aqui porque aprendo e me faz bem”, disse Maria.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, levar atividades culturais, como as oficinas de cultura e arte, para as grotas e comunidades mais carentes é uma ação fundamental para promover inclusão social e desenvolvimento humano. A arte tem o poder de transformar realidades e oferecer oportunidades de expressão e aprendizado para aqueles que muitas vezes são marginalizados. Além disso, ao proporcionar acesso à cultura, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais plural e democrática, onde todos têm espaço para desenvolver seus talentos e potenciais”, destacou a gestora.