10/07/2023 17:41 | Desenvolvimento Econômico

Vice-governador participa da posse do novo gestor da Sudene

Danilo Cabral assumiu nesta segunda (10) e defendeu o fortalecimento da Sudene e do Nordeste.

Filipi Vieira

Alexandre Câmara / Ascom vice-governadoria

O vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas na posse do novo gestor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ex-deputado federal (PE) Danilo Cabral, na 31º Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do órgão, que aconteceu nesta segunda-feira (9), em Recife.

A expectativa do Governo de Alagoas é que, neste novo momento político, haja um alinhamento maior das pautas da autarquia com as reais necessidades e interesses dos estados e da região. "Essa posse simboliza o ressurgimento da Sudene, que foi praticamente esvaziada na gestão Federal passada e agora, no Governo Lula, tem a oportunidade de, efetivamente, ajudar o Nordeste a crescer e se desenvolver", destacou.

O novo gestor, que defende o fortalecimento da Sudene e do Nordeste, destacou o compromisso de ampliar o diálogo com a região. “Precisamos fazer esse reencontro. Nosso compromisso é reduzir desigualdades regionais, fazer com que a economia do Nordeste volte a crescer acima do Brasil e patrocinar nas políticas públicas para garantir cidadania”, declarou o superintendente.

Linhas de financiamento

São mais de R$ 35 bilhões em crédito as linhas de financiamento oferecidas e administradas pela Sudene, para estimular empreendimentos produtivos desde o micro ao grande investidor.

A solenidade de posse foi conduzida pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), que salientou a experiência acumulada, capacidade de liderança, articulação e empatia de Danilo Cabral no campo político. “Não tenho dúvida de este momento é uma retomada da agenda para os brasileiros que mais precisam”, afirmou.

Plano regional

O principal item de pauta da 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene foi plano regional, que privilegia as estratégias de atuação territorial da autarquia, indicando políticas e projetos para fortalecer as vocações econômicas da área da Sudene e diminuir os desafios sociais que ainda persistem na região.

O novo gestor é formado em Direito e auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE); já comandou secretarias estadual (PE) e municipal (Recife); foi vereador do Recife e cumpriu três mandatos como deputado federal.

Diversos representantes dos poderes executivo e legislativo federal, estadual e municipal, além de instituições financeiras e movimentos sociais, prestigiaram a posse do superintendente da Sudene. Entre os presentes, estavam os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); os senadores por Pernambuco Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o prefeito do Recife João Campos e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.