30/05/2022 18:15 | Institucional

Vice-governador destaca ações e resultados positivos da administração estadual

José Wanderley participa semanalmente de um programa da Rádio CBN, onde fala de assuntos relacionados à saúde

José Wanderley fala sobre as ações do governo do estado diante das chuvas

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O vice-governador José Wanderley concedeu entrevista ao jornalista Elias Ferreira, da Rádio CBN, na manha desta segunda-feira (30), onde abordou as ações do governo e pontuou os avanços que vêm ocorrendo em todas as áreas do Estado. Semanalmente, José Wanderley, que é cardiologista há 50 anos, participa de um quadro da emissora, onde fala de assuntos relacionados à saúde em geral.

Quando questionado sobre os danos causados pelas chuvas no Estado e sua relação com as questões da saúde, aliado ao fato de a maioria das pessoas não ser associada a nenhum plano de saúde, José Wanderley lembrou que o governo de Renan Filho deixou um legado muito importante que são as construções e funcionamento dos hospitais e Upas e que agora o desafio da gestão do governador Paulo Dantas é readequar essa rede toda que foi ocupada com a Covid-19 para essa nova realidade das doenças crônico-degenerativas pós-Covid e das decorrentes das chuvas.

“A determinação do governador Paulo Dantas é de que o Estado avance na construção de novos equipamentos, a exemplo do Hospital Metropolitano de Arapiraca, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios, o Instituto de Cardiologia do Estado, e que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) possa organizar mutirões de exames e cirurgias, o que está sendo cumprido pelo secretário da Saúde, Dr. Gustavo Pontes e sua equipe. É um desafio muito grande, porque isso não depende só da vontade do governador e do secretário, depende de uma equipe multiprofissional. Esse é o desafio que está sendo posto, e eu tenho certeza que o Paulo tem essa compreensão. Na realidade, o Paulo já trabalhava junto com o Renan Filho numa parceria muito grande, ele lá no Legislativo e o Renan no Executivo. E fico feliz e honrado em estar participando desse momento”.

José Wanderley lembrou que, antes da chegada das chuvas, o governador Paulo Dantas já tinha feito um alerta, baseado em informações da meteorologia, e assim que iniciou o período chuvoso reuniu todo o governo, com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e colocou toda a estrutura à disposição dos alagoanos.

“Pessoalmente, o governador foi verificar os lugares castigados pelas chuvas e não tem poupado esforços nem recursos para prevenir mortes e acolher as pessoas que estão precisando de assistência. É muito importante que o governo federal esteja presente, mas de forma associada ao poder local, que são os municípios e o governo, e o governador é um municipalista, pois já foi prefeito. Então, ele sabe da importância que tem o poder local de fortalecer, independentemente de qualquer cor partidária. Estamos tratando de uma calamidade provocada pelas chuvas e isso não pode envolver a questão político-partidária”.

O vice-governador pontuou também que o governo vem atuando junto aos municípios para garantir benefícios e ações que diminuam os danos causados pelas chuvas. “Lembro que o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, foi a Feliz Deserto para ver in loco a situação do município e tomar as providências necessárias, porque era um dos municípios que se encontravam em situação mais aflitiva. Então, o governo está atento a isso e a outras questões importantes da área de saúde e de todos os setores. Em 15 dias, Paulo Dantas já visitou quase todas as regiões do Estado, lançou um plano de desenvolvimento, lançou as bases de continuidade das ações da saúde até o final do ano. É um governo que acelerou as mudanças que já vinham sendo feitas em Alagoas. É um governo que gosta de gente”.

Na oportunidade, José Wanderley anunciou que está sendo projetado um hospital de idosos em Alagoas e destacou a construção do Hospital da Criança. “O governador determinou que o secretário providenciasse a licitação de um hospital de idosos. O país hoje é um lugar de idosos, e essa parcela da população precisa de atendimento especial. Alagoas nunca teve um hospital público de pediatria, e isso é muito importante para o atendimento da população. Esse hospital vai ser provavelmente ampliado para que possa absorver essas crianças que nascem com doenças congênitas e que precisam ser reparadas em tempo”.

O vice-governador ressaltou ainda a importância da continuidade do Programa Vida Nova nas Grotas, que segundo ele, é um projeto que salva vidas. “Esse foi outro conceito que foi incorporado ao governo do MDB. Renan Filho e agora Paulo Dantas foram um segundo prefeito de todos os municípios de Alagoas e, principalmente, de Maceió. Onde você for tem essas obras importantíssimas, que humanizam as comunidades, trazem segurança, iluminação, garantem a mobilidade urbana. Imagine, com essa chuva que teve, se a gente tivesse as grotas na situação de antigamente. A gente podia ter repetido Pernambuco, onde várias vidas foram perdidas com as chuvas da semana passada”.