30/12/2022 12:06 | Saúde

Veja os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal no dia do Réveillon

Hemocentro de Alagoas conta com Unidades em Maceió e Arapiraca


Para doar sangue, é necessário estar usando máscara

Carla Cleto


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Que tal encerrar este ano praticando um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) neste sábado (31), Dia do Réveillon, e doar sangue.

   

Para isso, a Unidade de Arapiraca (Eldorado) recebe voluntários das 7h30 às 13h. Já as Unidades de Maceió (Trapiche e Via Expressa) irão abrir das 7h30 às 15h. Durante sábado (31) e domingo (1º), o órgão vai funcionar para liberar sangue às maternidades e hospitais.


Entretanto, segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, é importante atentar para os pré-requisitos estabelecidos para se candidatar à doação de sangue. Todos os condicionantes são regidos por portarias do Ministério da Saúde (MS).


“Como estamos em um período de confraternizações e com shows em várias cidades, os voluntários devem atentar para questões importantes. É preciso lembrar que não podem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue”, ressaltou Verônica Guedes.


Ainda segundo a gerente do Hemoal, é fundamental ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue. “É necessário também, evitar o consumo de alimentos gordurosos, porque eles interferem na qualidade do sangue coletado e que será transfundido ao paciente”, salientou.


Verônica Guedes ainda chamou atenção para o caso das pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação. “Isso porque, nestes casos, a doação de sangue é vetada por 12 meses”, informou.


Conforme o MS, também existem outros pré-requisitos que devem ser seguidos. É exigido, também, estar bem de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, portar um documento de identificação com foto.


No caso das mulheres, podem doar sangue normalmente, desde que não estejam grávidas ou amamentando. Quanto aos impedimentos definitivos, determinados pelo MS, ficam proibidos de doar sangue os voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis.