12/05/2023 18:23 | Saúde

Vacinação contra a Influenza é ampliada para todos os alagoanos a partir de 6 meses de idade

Medida passa a valer a partir desta segunda-feira (15), nos postos de vacinação dos 102 municípios


Todos os alagoanos acima de 6 meses de idade poderão se vacinar contra a Influenza

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

A partir desta segunda-feira (15), todos os alagoanos a partir dos seis meses de idade poderão se vacinar contra a Influenza, infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e que pode levar à internação e ao óbito. A medida atende determinação do Ministério da Saúde (MS), diante do aumento de internações por infecções respiratórias em todo o território nacional.


Para se vacinar, basta comparecer nos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios do estado, portando o Cartão de Vacinação para que a dose seja registrada. No caso das crianças de seis meses a dois anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose quatro semanas após a aplicação da primeira, o que corresponde a 30 dias.


Até esta sexta-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza era destinada apenas a um público-alvo específico, mais suscetível a apresentar quadros graves da doença, como os  idosos, trabalhadores da saúde, crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários e integrantes das forças de segurança e salvamento, entre outros grupos vulneráveis.


Dados crescentes


No ano de 2022, Alagoas registrou 79 casos confirmados de Influenza e 47 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e no Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM). No primeiro quadrimestre deste ano de 2023, ou seja, de janeiro a abril, já são 203 casos confirmados e quatro óbitos.


O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, apela para que os alagoanos compareçam aos postos de vacinação. “A vacina contra a Influenza é comprovadamente segura e eficaz. Ela previne que as pessoas sejam acometidas pela doença e que, se adoecerem, não apresentem a forma grave, não precisem de internação hospitalar e, principalmente, não evoluam para óbito", salientou o gestor da saúde estadual. 


Segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “Desse modo, não há razão para deixar de se vacinar, pois a vacina contra a Influenza é segura e evita a infecção dos tipos H1N1, H3N2 e Influenza B”, informou.