24/03/2023 08:20 | Saúde

ATENÇÃO PAIS

Vacina contra o HPV passa a ser aplicada na mesma faixa etária para meninos e meninas

Imunizante disponíveis nos 102 municípios alagoanos previne contra o vírus que causa câncer de útero, pênis e ânus


Vacina contra o HPV passa a ser aplicada em meninos na faixa etária dos 9 aos 14 anos

Carla Cleto/Ascom Sesau


Ruana Padilha/ Sesau

No mês da consciência sobre o combate ao Papiloma Vírus Humano (HPV), a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra a doença e traz uma novidade. A partir de agora o imunizante, que está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos, passou a ser disponibilizado na mesma faixa etária para meninos e meninas, ou seja, entre 9 anos de idade até os 14 anos.

Inicialmente a faixa etária era disponível somente para meninas. O Ministério da Saúde (MS), entretanto, desde setembro de 2022, ampliou a vacinação contra HPV para meninos de 9 e 10 anos e, recentemente, fez nova ampliação, aumentando quatro anos e igualando a faixa etária já preconizada para as meninas.

O HPV é um vírus que contamina pele ou mucosas de forma oral, genital ou anal, tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo vírus não apresenta sintomas na maioria das pessoas e, em alguns casos, pode ficar de meses a anos sem manifestar sinais visíveis a olho nu.

A vacinação é considerada pelo MS uma estratégia de prevenção e deve ser aplicada mesmo antes da adolescência. Isso porque, conforme explica o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, é mais benéfica antes do início da vida sexual. "A vacina reduz a chance de doenças provocadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta. Ela também evita o surgimento de verrugas genitais", salientou o gestor da saúde estadual, ao conclamar os pais de crianças e adolescentes para vacinarem seus filhos.