22/07/2022 17:26 | Utilidade Pública

UTILIDADE PÚBLICA: Equipe do Programa Nacional de Imunização de Alagoas tira dúvidas dos municípios sobre vacinação de crianças com a CoronaVac

Imunizante foi aprovado pela Anvisa para vacinação das crianças de 3 a 5 anos de idade

Municípios foram informados que já estão autorizados a começar a vacinação

Carla Cleto / Ascom Sesau

Suely Melo / Ascom Sesau

A equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Alagoas se reuniu com os coordenadores municipais de imunização para sanar todas as dúvidas a respeito do início da vacinação de crianças de 3 a 5 anos de idade com a CoronaVac. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) também participou da reunião, que aconteceu nesta sexta-feira (22), de forma on-line.

Os municípios foram informados que já estão autorizados a começar a vacinação desde que a nota técnica do Ministério da Saúde foi enviada. A assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, informou que alguns dos municípios já têm as doses e os que não as possuem podem fazer a solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar a retirada dos imunizantes nas Centrais de Distribuição.

Os 56 municípios da Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do e-mail redefrioalagoas@gmail.com.

Os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, devem realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com.

De acordo com a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), o início da vacinação será feito de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade deverão ser vacinadas com a Pfizer, nos esquemas já recomendados.

O MS orienta que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos.

No Brasil, as crianças com até 4 anos de idade apresentaram, entre 2020 e 2022, até o mês de junho, uma taxa de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 de 180,75/100 mil habitantes, com letalidade entre os casos de SRAG de 8% em menores de 6 meses e de 4% em crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Ainda segundo o MS, no decorrer da pandemia foi observado que crianças e adolescentes desenvolveram mais frequentemente formas assintomáticas e oligossintomáticas da Covid-19, o que levou a uma menor identificação e consequentemente testagem. Além disso, observou-se que crianças e adolescentes apresentaram menor número e gravidade dos sintomas de infecção pelo SARS-CoV-2 comparativamente aos adultos, sendo também menos propensos que os adultos a desenvolver Covid-19 grave.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 15 de dezembro de 2021, a ampliação do uso da vacina Pfizer/Cominarty para aplicação em crianças de 5 a 11 anos de idade. No dia 17 de janeiro de 2022, o Ministério da Saúde incluiu a vacina Pfizer pediátrica para esta faixa etária e, no dia 20 de janeiro de 2022, a vacina CoronaVac recebeu aprovação da agência regulatória para a ampliação da faixa etária de 6 a 17 anos de idade, no esquema de duas doses, com intervalo de 28 dias. Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina CoronaVac começou a ser utilizada em diferentes partes do mundo em 2021.