Uso do GNV em veículos pesados potencializa mercado automotivo
Presidente da Algás ressalta oportunidade de alavancar vendas do produto no mercado em condições mais competitivas
Intenção do governo é estimular o uso de GNV em caminhões
Divulgação
Jaqueline Silva
O uso do Gás Natural Veicular (GNV) representa uma alternativa de
redução de custos e também uma redução de impactos ambientais na matriz de
transporte quer seja no transporte rodoviário de cargas quanto no transporte de
passageiros em grandes centros urbanos. Isso ocorre devido à capacidade do GNV
de produzir uma menor emissão de poluentes por causa dos gases que o compõem,
atendendo, assim, ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos
Automotores (Proconve) que entrou em vigor no Brasil em janeiro deste ano.
O mercado automotivo pode ser um dos principais destinos para o esperado aumento da oferta da molécula de gás em condições mais competitivas. Com destaque para as montadoras Scania, Iveco e MWM Motores que desde 2019 vêm trazendo opções de veículos novos a gás ou, até mesmo, adaptações em veículos originalmente a diesel.
Em entrevista ao repórter Júlio Wiziack, da Folha de S. Paulo (23.07), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, manifestou a intenção de estimular o uso de GNV em caminhões. Sua ideia é diminuir o consumo do diesel no país e reduzir o custo do frete. “Não dá para dizer que haverá subvenção ao caminhoneiro. Não tem isso no momento, mas o preço vai cair tanto com essa expansão, que ficará atrativo fazer a conversão”, argumentou ao defender o denominado plano “Novo Mercado de Gás”.
Ediberto Omena, diretor-presidente da Algás, ressaltou a importância da notícia para o mercado alagoano: “Esse mercado representa uma grande oportunidade de alavancar as vendas de gás natural, quer seja saturando a rede de postos existentes, pois há capacidade ociosa no parque de compressores que já operam, ou investindo para ampliar as fronteiras, fomentando postos nos principais corredores logísticos e principais rotas rodoviárias que cruzam os Estados”.
Omena completa acrescentando que “para Companhias de Gás Natural essa integração e interconexão de rotas permite a expansão do GNV como um todo, não só nas suas respectivas áreas de concessão”.
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