01/11/2023 14:37 | Saúde

Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriado de Finados

Entretanto, as unidades irão fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais durante todo o dia,


Para ter entre 16 e 69 anos de idade e, se for menor de idade, estar acompanhado do pai ou da mãe

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionarão em horário especial para doação de sangue nesta quinta-feira (2), feriado nacional do Dia de Finados. Em Maceió, a Unidade Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e a Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano (HMA), irão abrir das 7h30 às 17h; já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, não irá abrir para coletar sangue.

 

Contudo, as unidades de Arapiraca e Maceió irão funcionar em escala de plantão para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais. Deste modo, os pacientes internados que necessitem de transfusão sanguínea serão assistidos normalmente, assim como ocorre em todos os feriados e fins de semana.

 

No caso dos voluntários que desejem comparecer às unidades de Maceió para doação voluntária de sangue, é necessário atentar aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem doar sangue.

 

Também é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e, se for menor de idade, estar acompanhado do pai ou da mãe, portanto os respectivos documentos de identificação com foto. É exigido, ainda, pesar no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e estar bem de saúde.

 

É obrigatório, ainda, que os candidatos à doação de sangue evitem o consumo de alimentos gordurosos e, se colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento corresponde a 12 meses. Pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19 também ficam impedidas de se candidatar à doação.