06/09/2022 18:18 | Utilidade Pública

Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriado de 7 de Setembro

Postos de coleta de sangue em Maceió e Arapiraca recebem voluntários pela manhã e à tarde


Postos de coleta de sangue do Hemoal em Arapiraca e Maceió abrem durante o feriado da Independência

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Em Maceió, o posto de coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), abre das 7h30 às 17h, assim como o recém-inaugurado posto de coleta da Avenida Menino Marcelo, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). Já em Arapiraca, o posto de coleta do Eldorado funciona das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

 

Conforme o Ministério da Saúde (MS), no ato da doação de sangue o voluntário deve ter boa condição de saúde, 16 anos de idade, no mínimo, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. O uso de máscara também é uma das recomendações ao comparecer aos postos de coleta.

 

Ficará impedido de doar sangue o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Os candidatos que colocaram piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar por um pelo período de um ano após o procedimento, ainda segundo portaria do MS.

 

No caso do doador habitual, o homem pode repetir a doação após dois meses e, no caso da mulher, em um intervalo de três meses. Para quem se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac, o que também se aplica à vacina contra a Influenza. Já se o candidato à doação recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.

 

Covid-19

 

Em caso de contaminação pelo novo Coronavírus, há o impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Caso o doador tenha mantido contato com uma pessoa infectada, mas não apresentou sintomas da Covid-19 nos sete dias subsequentes, a doação está liberada.