08/03/2024 17:47 | Saúde

Unidades da Sesau promovem atividades especiais para o Dia Internacional da Mulher

Iniciativas homenagearam pacientes e funcionárias com ações de promoção da saúde

No Hospital da Mulher, palestra orientou servidoras e pacientes sobre empoderamento e o autocuidado

Marco Antônio / Ascom Sesau

Ascom Sesau

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), as unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveram diversas atividades especiais, honrando o trabalho de suas colaboradoras e pacientes.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o trabalho das mulheres na assistência à saúde em Alagoas é primordial. “As mulheres fazem parte de todos os níveis da assistência atuando com dedicação e cuidado. A gestão estadual de saúde presta esta merecida homenagem a todas as alagoanas que dedicam suas vidas para salvar outras vidas”, destacou o secretário.

No Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, o dia foi marcado com a realização de um momento de beleza para funcionárias e pacientes. Paralelamente também foi realizada uma palestra ministrada pela psicóloga Marta Barbosa, com o tema “Mulher: Você pode Brilhar”, relacionada ao empoderamento feminino.

Para a Alessandra da Silva, que realizou o parto no Hospital da Mulher, o momento foi muito especial. “É sempre gratificante sentir que somos valorizadas, especialmente em um momento único de dar a luz a uma criança, e com o Dia Internacional da Mulher coroando ainda mais”, declarou.

Ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as nutricionistas entregaram panfletos com informações sobre sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e da menopausa, além de demonstrarem quais alimentos as servidoras podem consumir ou ingerir durante esses períodos. “É importante que elas saibam que esses sintomas realmente existem e que influenciam na rotina”, salientou a nutricionista Fabyana Lelis.

Já na Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi realizada uma palestra sobre empoderamento feminino. Também durante todo o dia as socorristas aprenderam noções sobre maquiagem e tiveram a oportunidade de realizar massagem terapêutica.

“Realizar um evento especial para as profissionais é muito gratificante e ajuda a melhorar a autoestima delas, além de contribuir, com certeza, para que elas realizem um trabalho humanizado, seja na parte administrativa, seja na assistência”, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.

HGE

No Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com a promoção de duas importantes palestras para os servidores: sobre a prevenção do câncer de colo de útero e o empoderamento feminino. O evento contou com a participação de convidados, que oportunizaram o esclarecimento de dúvidas e a conscientização sobre a necessidade do fortalecimento da autoestima.

Segundo a Sesau, o HGE valoriza a dedicação das mulheres, uma vez que muitas delas estão em posição de liderança, contribuindo efetivamente com a qualidade dos serviços. Além disso, ao longo do ano, são oferecidos cursos, palestras e oportunidades para o crescimento profissional; além do acompanhamento médico, psicológico e nutricional gratuitos.

“Eu sou muito feliz por trabalhar aqui no HGE. De coração, sinto-me acolhida, integrada e motivada a fazer mais pelas pessoas que tanto precisam de atenção, cuidados, assistência em saúde. Somos uma locomotiva onde todos têm importância fundamental para o bom funcionamento. Agradeço aos organizadores, a gestão, pela delicadeza de promover um evento como esse”, compartilhou a servidora Rackel Cavalcante.

Também nesta sexta-feira (8), uma ação multidisciplinar promovida pela Psicologia, Serviço Social e Sala Lilás, da Rede de Atenção às Violências (RAV), distribuiu mimos a todas as acompanhantes e visitantes de pacientes do HGE. “O nosso intuito é realizar um gesto de carinho, representando a nossa atenção, o nosso cuidado com elas. Ao mesmo tempo, aproveitamos para lembrar os seus direitos e as condutas que precisam adotar para fortalecer a sua saúde mental”, ressaltou a psicóloga Rosania Lisboa.

Em Arapiraca, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Sob a coordenação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Brinquedoteca do Hospital e profissionais da Área Lilás, uma série de atividades foi cuidadosamente planejada para homenagear as mulheres que desempenham um papel fundamental na rotina de salvar vidas no HEA.

A unidade promoveu a apresentação da cantora Deyse Ferreira, palestras que abordaram a importância do papel da mulher na sociedade. Também houve a distribuição de brindes para as acompanhantes de pacientes, para as pacientes e servidoras.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, considera que a programação especial é uma maneira de demonstrar gratidão e reconhecimento às servidoras, destacando a importância de cada uma delas nos diferentes setores do hospital.

"Neste Dia Internacional da Mulher, gostaria de homenagear todas as mulheres que fazem parte da nossa equipe. A sensibilidade, a capacidade de entendimento e acolhimento que demonstram diariamente são fundamentais para o sucesso de nossa missão em salvar vidas", ressaltou Bárbara Albuquerque.