05/01/2023 18:59 | Saúde

Unidade de AVC do Hospital do Agreste é reconhecida internacionalmente por excelência no atendimento

Serviço foi condecorado com o Stroke Ready, certificação internacional concedida pela iniciativa Angels Awards


Unidade de AVC do HEA já atendeu mais de 487 pacientes desde a sua abertura

Ascom Sesau


Tony Medeiros / Ascom HE

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), de Arapiraca, foi reconhecido internacionalmente com o certificado Stroke Ready, pelo tratamento de qualidade dado aos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC). A certificação, que é uma iniciativa da Angels Awards, levou em consideração os indicadores de atendimento e o cumprimento de protocolos internacionais feitos pela Unidade de AVC (UAVC), por meio do Programa AVC Dá Sinais, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que atendeu 487 pacientes, sendo 372 apenas no ano passado. 


Segundo a gerente do HEA, Bárbara Albuquerque, esta certificação internacional, como reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos 15 meses da Unidade de AVC, comprova o atendimento eficiente que vem sendo ofertado. "A certificação internacional concedida pela iniciativa Angels Awards é uma prova da abnegação dos profissionais envolvidos no trabalho humanizado que nossas equipes multidisciplinares realizam, sempre com o propósito de salvar vidas", salientou a gestora da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas.


O coordenador de qualidade do Núcleo de Gerenciamento do AVC, o enfermeiro Andervan Leão, explicou que o atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é primordial para reduzir possíveis sequelas do paciente. “Essa certificação é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos parte do Hospital de Emergência do Agreste”, relatou Andervan Leão.


A certificação do HE do Agreste comprova, mais uma vez, o compromisso do hospital em prestar atendimento de qualidade nos casos de AVC. "Vamos continuar trabalhando sempre com agilidade e perseverança para salvarmos mais vidas", disse a médica Guacyra Almeida, responsável pela Unidade de AVC, do Hospital de Emergência do Agreste.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a equipe multidisciplinar do HEA que atua na Unidade de AVC deve ser referenciada pelo trabalho de primeira linha que realiza. "A assistência ao paciente com AVC é muito complexa e cada minuto faz a diferença, seja para evitar sequelas ou o óbito. Por isso, temos que parabenizar os profissionais do maior hospital público do interior de Alagoas pelo trabalho excelente que vem sendo realizado, reduzindo sequelas e óbitos em pacientes que sofreram derrame", ressaltou o gestor da saúde estadual.


Angels Awards


O Programa Angels Awards é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim, que busca qualificar os Centros de Atendimento ao AVC já existentes e auxiliar na implementação de novas unidades.


AVC Dá Sinais

A iniciativa pioneira em todo o país tornou Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o AVC desde 2021. O programa disponibiliza uma rede de assistência para a doença, conectando o Samu e várias unidades de saúde através do aplicativo de telemedicina Join.


Este sistema facilita o compartilhamento de informações e exames médicos entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado em cada caso. Além dos hospitais que integram a Rede Hospitalar do Estado, integram o AVC Dá Sinais as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que fazem o primeiro atendimento dos pacientes com suspeita de derrame, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realiza o transporte dos pacientes para as Unidades de AVC.