18/11/2022 17:28 | TurismoCultura

União dos Palmares celebra Dia da Consciência Negra com turismo cultural

Território na Zona da Mata alagoana se destaca pela riqueza de seu patrimônio histórico e paisagístico



Raphael Silva, sob supervisão

Berço cultural da resistência dos escravos, a cidade de União dos Palmares celebrará o Dia da Consciência Negra no próximo dia 20 de novembro, presenteando os visitantes com um roteiro turístico recheado de histórias, por meio das construções e expressões culturais e religiosas. Tudo isso pode ser observado durante visita à Serra da Barriga, Patrimônio Cultural do Mercosul, e ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que no passado foi abrigo de Zumbi e Dandara.

 

Contudo, engana-se quem pensa que as riquezas da Zona da Mata alagoana se limitam à cidade. O turismo no território serrano surpreende com suas cidades repletas de belas paisagens, gastronomia única, ecoturismo e cultura, bem como pela riqueza de seu patrimônio histórico e paisagístico.

 

De acordo com a secretária de Turismo de União dos Palmares, Izabel Gomes, o fluxo turístico na região dos Quilombos segue em crescimento e o Governo de Alagoas, juntamente com o município, tem feito investimentos para realizar melhorias no local.

 

 “Este ano atingimos quase 20 mil visitantes brasileiros e estrangeiros até o mês de novembro, com a tendência de crescimento ainda maior durante essa época do ano, em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra”, afirma a secretária.

 

Parque Memorial


Visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é uma experiência única. O local se destaca pela riqueza de seu patrimônio histórico e paisagístico, sendo cenário de um dos episódios mais marcantes e relevantes da história do país: a resistência contra a escravidão no Brasil.

 

Em Alagoas, há tours regulares e privativos para o Parque, ofertados pela empresa Luck Receptivo. Com guias especializados, o passeio acontece todas às quartas-feiras, saindo de Maceió às 7h30, com retorno às 17h, e cativa viajantes do mundo inteiro com a paisagem serrana, sua história, cultura e gastronomia.

 

Murici

 

Com abundância de água e uma terra de solos ricos, protegida por lei federal, o município alagoano de Murici é conhecido por possuir a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste, com cavernas, cachoeiras e uma fauna variada. Além disso, a observação de pássaros tornou-se um dos ramos do turismo que conquista cada vez mais adeptos. Todos os anos visitantes de várias partes do país e do mundo desembarcam em Alagoas buscando conhecer as riquezas da fauna da região.

 

Aventuras

 

Em Viçosa, os amantes de aventura encontram trilhas, cachoeiras e muita natureza a ser explorada. O cenário é deslumbrante, e é caminho para a região dos Quilombos, no coração da Zona da Mata alagoana. Uma das principais cachoeiras de Alagoas, a cachoeira do Anel, pode ser acessada de carro ou por uma trilha curta, que agrada aos visitantes que procuram destinos além do Sol&Mar.