25/10/2023 17:36 | SaúdeInstitucional

Uncisal terá duas servidoras agraciadas com a Medalha Silvio Vianna

Maior honraria concedida pelo Estado será entregue à professora Mara Cristina Ribeiro e à enfermeira Lygia Alves Vieira Antas

Professora Mara Cristina Ribeiro se destaca pela ampliação da área de pesquisa e pós-graduação na Uncisal

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

O trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) será reconhecido pelo Governo de Alagoas por meio da Medalha Silvio Vianna. A instituição terá duas servidoras agraciadas com essa que é considerada a maior honraria concedida pelo Estado a um servidor público alagoano.

Serão agraciadas a professora e pesquisadora Mara Cristina Ribeiro, que está à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, e a enfermeira Lygia Alves Vieira Antas, que coordena o Serviço de Assistência Especializada do Hospital Escola Helvio Auto, unidade assistencial da Uncisal.

Mara Cristina Ribeiro se destaca, sobretudo, pela ampliação da área de pesquisa e pós-graduação na Uncisal ao longo dos últimos anos. Durante o período à frente da área, a professora foi uma das responsáveis pela aprovação de três novos programas de pós-graduação, além da criação de novos programas de pesquisa, contemplando professores, técnicos e estudantes.

Além de ampliar o número de programas e contribuir com a melhoria das avaliações, a professora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação contribuiu, ao lado dos gestores da universidade, com a construção de um polo de pós-graduação, que vai funcionar ao lado do prédio onde fica a Escola Técnica Professora Valéria Hora.

Já Lygia Alves Vieira Antas, que é natural de João Pessoa, iniciou seus trabalhos no Hospital Escola Helvio Auto em outubro de 2003. Este ano ela completará 20 anos de trabalho no mesmo local onde começou, no Serviço de Assistência Especializada do maior ambulatório de doenças infectocontagiosas de Alagoas.

A atuação profissional da enfermeira é marcada por inovações no atendimento a pacientes com HIV/AIDS, estimulando a adesão ao tratamento, principalmente, para os usuários não alfabetizados. Lygia Alves Vieira Antas criou um catálogo demonstrativo de medicação lúdico e autoexplicativo, onde esclarece para os usuários do serviço o tipo do remédio e horários de tomada, fazendo uma associação por meio de cores.

Mealha Sílvio Vianna

A Medalha Silvio Vianna foi instituída em 2008 e faz parte das ações de valorização inseridas no Mês do Servidor. A premiação homenageia dez colaboradores ativos do quadro permanente de cargos do Executivo Estadual, e que tenham desempenhado trabalho de destaque no exercício de suas funções.