20/07/2023 12:04 | Saúde

Uncisal sedia 1º Fórum de Gestores da Universidade Aberta do Brasil

Evento reuniu representantes de quatro instituições de ensino que ofertam cursos pela UAB no Estado para discutir os desafios da área

Sediado pela Uncisal, encontro de gestores e coordenadores da Universidade Aberta do Brasil de polos de Educação a Distância discutiram desafios enfrentados no Estado

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida - Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi palco, nesta quinta-feira (20), do 1º Fórum de Gestores da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento reuniu representantes das quatro instituições de ensino que ofertam cursos pela UAB no Estado: além da Uncisal, participaram gestores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Durante o encontro, gestores da UAB e coordenadores de polos de Educação a Distância discutiram os desafios enfrentados para a realização das atividades no estado. A Uncisal hoje oferta aproximadamente 1.500 vagas em cursos de graduação pela UAB. A proposta é expandir a atuação da instituição e chegar a mais municípios do interior de Alagoas. “Em 2017, a Uncisal contava com três polos da UAB, com 100 estudantes em cada polo. Eram ofertados três cursos. Atualmente, nós temos sete cursos, distribuídos em 15 polos, com 1.500 estudantes. Multiplicamos por cinco a nossa atuação nos últimos anos. E já estamos discutindo a implantação de mais três polos”, explica Marcelo Santana, coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Uncisal.

O gestor complementa: “A ideia desse encontro é maximizar a oferta das vagas que são destinadas pela Capes. As quatro instituições e todos os coordenadores de polo da UAB em Alagoas se juntam hoje. Vamos sentar para discutir qual a demanda da sociedade em relação aos cursos que podem ser ofertados. Nenhuma instituição, sozinha, tem como atender a toda a demanda da sociedade. Por isso, unimos forças”. Para o diretor do Centro de Educação a Distância (CED) da Uncisal, Vagner Herculano, o 1º Fórum de Gestores da UAB demonstra o momento pelo qual passa a modalidade de ensino no Estado. “A união das instituições envolvidas com a Educação a Distância em Alagoas - Uncisal, Uneal, Ufal e Ifal - proporcionará o fortalecimento da modalidade. Todos os atores envolvidos nesse processo sairão fortalecidos com o esforço coletivo”.

O professor Fernando Pimentel, vice-presidente do Fórum de Gestores da UAB, destacou o ineditismo do encontro e ressaltou que a ideia é promover uma integração cada vez maior entre as instituições, com o intuito de aprimorar o serviço ofertado. Na oportunidade, o gestor aproveitou para anunciar que, nos próximos meses, a Capes deve liberar recursos para melhorias nas universidades e nos polos de Educação a Distância. “Esse momento é, particularmente, especial, coisa que raramente acontece em outras unidades da federação, mas mostra o desejo de seguirmos juntos, não competindo, mas oferecendo à sociedade cursos de graduação e pós-graduação com a qualidade da Educação a Distância, interiorizando e democratizando o ensino superior em Alagoas. Aproveito para anunciar que, em breve, será liberado um valor para aquisição de equipamentos e mobiliário que vai beneficiar as universidades e os polos”, expôs Pimentel.

O 1º Fórum de Gestores da UAB foi prestigiado pelo reitor da Uncisal, Henrique Costa, que participou da mesa de abertura dos trabalhos, e contou com a presença dos pró-reitores de Ensino e Graduação da Uncisal, George Souza; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Ribeiro; da pró-reitora Estudantil, Liliane Toscano; e da pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Ana Correia.