17/04/2024 16:48 | SaúdeEducação

Uncisal registra avanços em indicadores que medem qualidade do ensino na instituição

Universidade elevou notas na Educação a Distância e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; novas avaliações acontecem em 2024

A área de Educação a Distância da Uncisal conquistou nota quatro, em uma escala que vai até cinco

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Após passar pela maior reforma estrutural de sua história, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) comemora resultados positivos na área do ensino. A instituição tem registrado avanços em indicadores que medem a qualidade da universidade, como evidenciam o recredenciamento da área de Educação a Distância (EaD) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Um relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), após avaliação realizada em novembro de 2023, mostra que a área de Educação a Distância da Uncisal conquistou nota quatro, em uma escala que vai até cinco, no que se refere à qualidade do ensino. Em 2016, ano em que a instituição foi credenciada para a oferta de cursos de graduação na modalidade à distância, a Uncisal havia conquistado nota três.

“Essa comissão foi composta por três avaliadores externos, designados pelo MEC, e realizou uma série de reuniões com gestores, corpo técnico, comissões institucionais, equipe multidisciplinar, docentes e discentes, e verificou os registros documentais para fins de evidenciar os indicadores de qualidade institucional”, explica Vagner Herculano, gerente do Centro de Educação a Distância da Uncisal.

De acordo com ele, o resultado coloca a universidade entre as melhores instituições de ensino superior na área de Educação à Distância. “A avaliação foi composta por cinco eixos, numa escala de conceito de um a cinco. A instituição alcançou conceitos impressionantes: Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional, conceito 4; Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional, conceito 4; Eixo 3 – Políticas Acadêmicas, conceito 5; Eixo 4 – Políticas de Gestão, conceito 5; Eixo 5 – Infraestrutura, conceito 5. Temos grandes chances de alcançar a excelência no próximo ciclo avaliativo”, complementa Vagner Herculano.

Além da nota obtida no recredenciamento da Educação a Distância, a Uncisal registrou importantes avanços por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O comparativo entre os dados evidencia a melhora de desempenho de cursos de graduação, como Fisioterapia e Segurança no Trabalho, que obtiveram nota cinco - numa escala que vai até seis. Enfermagem e Gestão Hospitalar também se destacaram, obtendo nota quatro na mesma avaliação, divulgada no ano de 2019.

Para George Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, os indicadores institucionais revelam que a universidade está no caminho certo. “Tão importante quanto perceber que esses indicadores apresentaram avanços é constatar que a universidade segue uma trajetória de crescimento. Nós devemos passar por uma série de avaliações ao longo de 2024 e nossa expectativa é que tenhamos um resultado ainda mais expressivo”, afirmou.

O pró-reitor destaca que, ao longo dos últimos anos, a universidade passou por melhorias estruturais que vão permitir uma melhor avaliação. “Nós ampliamos nossa estrutura física, solucionando alguns gargalos que impediam o nosso crescimento. Além disso, conseguimos estruturar processos e ampliar o nosso acervo na Biblioteca Central, com a aquisição de uma biblioteca virtual. Tudo isso vai favorecer o nosso processo avaliativo”, frisou George Souza.

O reitor da Uncisal, Henrique Costa, pontua que os avanços obtidos pela Uncisal ao longo dos últimos anos são resultado de um trabalho árduo desenvolvido por toda a comunidade acadêmica. “Como toda universidade pública, temos grandes desafios, mas a comunidade acadêmica da Uncisal se organizou e se debruçou sobre as fragilidades que existiam. Nós conseguimos desenvolver um trabalho focado que começa a mostrar resultados”, disse.

Pós-graduação avança

Além da graduação, a Uncisal tem registrado avanços significativos na área de Pós-Graduação. A universidade saltou de um programa próprio de pós-graduação em nível de mestrado, em 2018, para quatro programas de mestrado e dois de doutorado em 2024. A área é considerada um dos tripés da instituição, ao lado do ensino, da extensão e da assistência.