29/03/2023 17:20 | Saúde

Uncisal receberá acervo particular que conta a história da instituição

Doação acontece na sexta-feira (31) e marca aniversário de formação da turma de Medicina de 1974


Médico oncologista Ernani Sampaio está em Maceió para evento na Uncisal crédito/foto:

Patrícia Barros /


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Uma parte importante da história da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) será resgatada nesta sexta-feira (31), quando a instituição receberá a doação do acervo particular do médico Ernani Sampaio. Serão oficialmente entregues à Uncisal itens como fotografias, recortes de jornais, documentos, uniformes esportivos e medalhas que ajudam a contar a trajetória da universidade.

 

O material foi cuidadosamente selecionado pelo médico, que se formou pela então Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL), ao longo dos últimos 49 anos. A doação faz parte das comemorações pelo aniversário da turma de Medicina de 1974 e deve vir a integrar uma sala ou museu que contará a história da Uncisal.

 

Ernani Sampaio explica que ingressou na ECMAL no ano de 1968 e que, desde então, tem guardado itens que marcam a sua ligação com a instituição. “Sou apaixonado pela ECMAL. Fui presidente do Diretório Acadêmico 2 de Maio e tive a honra de participar da efetivação da instituição desde o seu início, inclusive no processo de seu reconhecimento pelo Ministério da Educação, em 1973”, destaca.



 

O médico complementa: “Durante 49 anos, sempre estivemos celebrando os anos subsequentes de formatura junto à Reitoria da instituição. Em 2024, vamos comemorar 56 anos de ingresso e 50 anos de formatura na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, hoje Uncisal, e decidimos fazer essa reunião preliminar no próximo, quando farto material será doado para o acervo da universidade”.

A entrega do acervo será precedida por uma apresentação audiovisual. “A nossa relação com a ECMAL sempre foi muito ajustada pelos laços funcionais e afetivos. Nos últimos 49 anos fizemos reuniões comemorativas periódicas e conjuntas por mais de sete vezes, unindo professores e ex-alunos”, expõe Ernani Sampaio.