27/02/2023 12:14 | Saúde

MELHORIAS

Uncisal recebe maior reforma da sua história nos 55 anos da instituição

Governador Paulo Dantas inaugurou nesta segunda-feira (27) melhorias que contemplaram laboratórios, salas de aula e outras áreas essenciais


Governador Paulo Dantas durante a inauguração da maior reforma dos 55 anos da história da Uncisal

Pei Fon / Agência Alagoas


Fábia Assumpção - Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27), as obras de reforma e manutenção predial da sede da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal), ano em que se comemora 55 anos de fundação da instituição. "Queremos parabenizar toda a equipe da Uncisal que conduziu essa reforma com muita eficiência e seriedade, para que se possa cada vez mais formar profissionais qualificados da área de saúde", ressaltou o governador, que antes da solenidade de inauguração no auditório da instituição fez uma visita ao novo prédio da Uncisal.

 

O histórico prédio, que recebeu a primeira turma  de Medicina, que este ano comemora 50 anos de formatura, passou por mudanças significativas em ambientes essenciais da instituição. "Foram investidos R$ 8 milhões do tesouro estadual, alocados pela  Secretaria de Estado da Educação", lembrou o governador, acrescentando que o Estado vai executar os projetos de construção de mais três UPAs em Rio Largo, Marechal Deodoro e Coruripe e mais três hospitais em Maceió, Arapiraca e Palmeiras dos Índios, que vão gerar uma demanda de mais 7 mil profissionais da área de saúde. "A Uncisal será de fundamental importância para formação desses profissionais", completou o governador.


A maior reforma da história da instituição foi iniciada em 2022 e contemplou a ampliação do estacionamento para 70 vagas, seis salas de aula, reforma do laboratório de anatomia, um novo refeitório criação de áreas verdes e espaços de convivência, construção de um novo biotério, nova recepção com catracas de controle de acesso e videomonitoramento. O vice-governador Ronaldo Lessa destacou a importância da Uncisal, criada quando foi governador do Estado, que tinha apenas o curso de Medicina e hoje tem 12 cursos na área de saúde. "Quantos profissionais essa instituição já formou não só para Alagoas, mas para outros estados do Brasil ", lembrou Lessa.

O reitor da Uncisal, Henrique Costa, informou que a universidade tem hoje matriculados 2.300 alunos de cursos presenciais e 1.500 à distância, em 12 cursos, sendo 5 de bacharelado e 7 de tecnólogo e licenciatura. "A mudança da Uncisal com essa reforma é gritante", exaltou Henrique.  Foi o melhor presente que poderíamos receber nos 55 anos da instituição. A Uncisal tinha um prédio antigo que precisava de muitas melhorias. Com essa reforma vamos não só melhorar o conforto de nossos estudantes, professores e servidores, mas vamos melhorar ainda mais a qualificação de nossos acadêmico", destacou o reitor. Formado em medicina pela Uncisal, o reitor espera que a universidade abra cada vez mais portas para transformação social e dar oportunidade de formação a pessoas que, como ele, não teriam condições de cursar uma faculdade particular.

Pintura, novo mobiliário e multimídia

A transformação também chegou no miniauditório e nas salas de aulas que ganharam pintura, climatização novo mobiliário e aparelhos de multimídia. Para os alunos, outro ganho importante foi o novo espaço para o Movimento Estudantil, com uma nova estrutura para que as gestões dos Diretórios e Centros Acadêmicos conduzam suas ações com muito mais conforto. "Estivemos conversando com os estudantes destacando a importância dessa parceria entre estudantes e a Reitoria para buscar sempre o melhor para a universidade", disse o governador ao fazer a visita ao espaço dos Centros Acadêmicos. Ainda no prédio-sede, a inspetoria universitária passou por readequação com a reforma, assim como as salas das coordenações e centros.


O projeto de reforma e construção da Uncisal beneficiou, ainda, novos  laboratórios de órtese e prótese, laboratório de cinesiologia e terapia ocupacional, além dos laboratórios multiusuários e de microscopia, promovendo avanços no ensino e na pesquisa. Localizada no terceiro andar do prédio, a parte administrativa, responsável por abrigar a Reitoria, pró-reitorias, assessorias técnicas e toda a parte administrativa, também passou por uma transformação importante, incluindo a aquisição de novos mobiliários e equipamentos para todos os departamentos. Mas não foi apenas o prédio-sede da Uncisal que ganhou mudanças na sua parte estrutural. A Reitoria da Uncisal também contemplou as unidades assistenciais da Uncisal com projetos de reforma e construção.

O Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, referência em doenças infectocontagiosas em Alagoas, ganhou um novo Setor de Nutrição e Dietética, uma solicitação antiga dos profissionais da unidade. Outra obra importante no Hélvio Auto foi a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pressão negativa de Alagoas, sendo a primeira em Alagoas com este diferencial. O hospital também teve recuperado o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), um setor de grande importância para a saúde pública em Alagoas por atender pacientes com Aids, hepatites e outras doenças infectocontagiosas.


O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da Uncisal, depois de anos de espera, deu início à sua reforma. O local atende pacientes com atendimento de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapia e é responsável pelo fornecimento de aparelhos auditivos e cadeiras de roda. A Escola Técnica de Saúde professora Valéria Hora, também unidade da Uncisal com a realização de cursos técnicos, localizada no Centro de Maceió, passou por ampla reforma e passou a dividir o espaço local com o Ambulatório de Especialidades (Ambesp). O prédio irá abrigar os cursos de pós-graduação da Uncisal (Mestrado e  Doutorado). Esta conquista é de grande importância para a Uncisal, que ganhará um novo e moderno campus.

O Cefire - centro especializado em medicina esportiva (anexo ao estádio Rei Pelé) também passou por reforma, assim como o Caps Casa Verde, que ganhou nova casa no bairro da Pitanguinha e presta um trabalho importante para pacientes na área da saúde mental. O edifício ganhou ainda um novo Almoxarifado e um galpão recém-construído. 


 

Professores, alunos e servidores prestigiaram a inauguração da reforma da Uncisal, além de secretários e os deputados estaduais Silvio Camelo e José Wanderley e o deputado federal Rafael Brito, que iniciou enquanto secretário de Estado de Educação a articulação para reforma da Uncisal.