25/10/2023 17:21 | SaúdeEducação

Uncisal realiza cerimônia para comemorar 50 anos da primeira turma de Medicina da Ecmal

Solenidade reunirá ex-professores e egressos que deram início ao curso na instituição

Alguns egressos que residem fora de Alagoas confirmaram presença na solenidade. Haverá apresentação da nova placa da turma, que foi restaurada pela Uncisal

Pei Fon / Agência Alagoas

Patrícia Barros / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza cerimônia nesta quinta-feira (26/10) para celebrar os 50 anos de formatura da primeira turma de Medicina da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal). Pela manhã será celebrada Missa na Igreja de São José, no Trapiche, e à noite acontecerá a solenidade festiva, que reunirá ex-professores e médicos que deram início, em 1968, à história da instituição de ensino através do curso de Medicina.

Para o reitor Henrique de Oliveira Costa, a cerimônia marca um momento importante da Universidade no ano em que ela ganhou a maior reforma na sua estrutura física e também pela oportunidade de comemorar o Jubileu de Ouro do curso de Medicina com a presença de ex-alunos e professores. Ele lembra que em 2022 foi procurado por uma comissão da primeira turma para discutir as comemorações pelos 50 anos de formatura. Desde então, a Uncisal se empenhou em definir os pontos das celebrações, de forma que a solenidade estivesse à altura do que a turma merece.

“A história da Uncisal começou com esta turma da então Escola de Ciências Médicas de Alagoas, a Ecmal. Com o apoio do Dr. Ib Gatto Falcão e do então governador Lamenha Filho, que defenderam o sonho desta turma de excedentes do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, a Ufal. Foi a partir do sonho dessa turma que a Ecmal se transformou na Uncisal”, completou o reitor.

Henrique Costa, que é médico formado pela então Ecmal junto com outros 4 irmãos, falou da emoção em poder hoje conduzir a instituição que o formou. “Minha família tem uma história de gratidão com a Escola de Ciências Médicas. Foram 5 irmãos formados em Medicina nesta instituição. Agora, quando o curso comemora 50 anos, estarei ao lado de ex-professores, de egressos dessa turma, conduzindo a cerimônia”, contou.

A primeira turma de Medicina da Ecmal formou 112 médicos. Nesta quinta-feira, alguns egressos que residem fora de Alagoas confirmaram presença na solenidade. Haverá apresentação da nova placa da turma, que foi restaurada pela Uncisal. O Reitor conduzirá uma cerimônia simbólica de confirmação do grau de bacharel em Medicina.

“Será um momento de muita emoção. Após 50 anos eles retornam à Universidade, usando a tradicional beca de formando. Ao invés do tradicional Diploma eles receberão uma homenagem”, disse o reitor.

HISTÓRIA

A história do curso de Medicina da então Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal) se confunde com a história do ensino da Medicina em Alagoas. Antes, apenas a Universidade Federal de Alagoas oferecia o curso no estado.  EM 1968, o curso de Medicina da Ufal apresentava o maior número de excedentes. Dos 184 aprovados, somente 70 conseguiram realizar matrículas.

Insatisfeitos, os alunos não matriculados realizaram protestos cobrando acesso ao ensino superior. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal e o Diretório Acadêmico lideram os protestos. Uma comissão dos aprovados foi a Brasília discutir com o Ministro da Educação a possibilidade de novas vagas na universidade Federal.

Mesmo com a negativa, os estudantes seguiram com as mobilizações. Eles resolveram acampar na Faculdade de Medicina e conquistaram o apoio do governador Lamenha Filho, do secretário de Educação Ib Gatto Falcão, e do arcebispo Dom Adelmo Machado. A Câmara Municipal de Maceió realizou sessão em apoio às reivindicações dos estudantes.

Em 1968, o Governo do Estado e o Ministério da Educação firmaram um convênio para a criação de uma nova Escola Médica. Como ainda não havia um prédio próprio, os estudantes tiveram aulas no prédio do então Instituto de Ciências Biológicas na Praça da Faculdade. A Escola de Ciências Médicas de Alagoas foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal nº 66.320, de 16 de março de 1970. Foi o secretário de Educação, Ib Gatto Falcão, quem elaborou o projeto técnico aprovado no Conselho Estadual de Educação, possibilitando o reconhecimento no Conselho Federal.

O prédio para abrigar a Escola foi construído no Trapiche da Barra. A estrutura foi projetada originalmente para oito pavimentos, mas somente quatro foram construídos. Aconteceram ainda reformas no Hospital José Carneiro e na Maternidade Santa Mônica, que foram adaptados para o ensino médico.

A Escola de Ciências Médica foi instalada em 1970 durante um ato público no Teatro Deodoro. Em nome do governador falou o dr. Ib Gatto, que veio a ser o primeiro diretor da instituição (1970/73). Em 5 de setembro de 1973, passou a ser controlada pelo Governo de Alagoas. Em 1975 surgiu a Fundação de Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho – FUNGLAF – como mantenedora da ECMAL. Em dezembro de 2005, após visita de avaliadores externos e homologação de Parecer pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas, a UNCISAL passa à condição de Universidade, através da Lei nº 6.660, de 28 de dezembro de 2005.

*Com informações do site História de Alagoas