10/08/2023 13:02 | SaúdeEducação

Uncisal realiza aula inaugural do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia

Primeiro programa de pós-graduação da Uncisal recebeu 20 novos alunos; curso visa qualificar as ações de ensino e o aprimoramento das tecnologias de cuidado

Mestrado da Uncisal é estruturado com disciplinas que aprofundam a prática docente com foco na pesquisa, ensino e extensão

Ascom / Uncisal

Danielle Cândido / Ascom Uncisal

O Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (MEST/Uncisal) recebeu, nesta quinta-feira (10), 20 novos alunos para a aula inaugural da 7ª turma do curso. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), aconteceu no miniauditório da Universidade.

A vice-reitora da Uncisal, professora Ilka do Amaral Soares, destacou que o primeiro mestrado da Uncisal conquistou a marca de 50 estudantes concluintes e que os novos alunos vão inaugurar um novo espaço para o curso. “A estrutura da Uncisal foi recentemente reformada e, logo em breve, a Pós-Graduação vai contar com um novo espaço, localizado no prédio da Escola Técnica de Saúde Valéria Hora [Etsal], com uma estrutura, mobiliários e equipamentos 100% novos, uma importante conquista com o apoio financeiro da SECTI e FAPEAL”, pontuou.

“Temos um comprometimento com o mestrado e nosso objetivo é que os alunos tornem-se mais capacitados no percurso de formação e possam atender às suas próprias expectativas, enquanto pesquisadores, e também às demandas da sociedade, enquanto profissionais que são”, disse a coordenadora do MEST, professora Flávia Accioly. Ela ressaltou ainda a importância do mestrado que existe desde 2017 e continua com uma procura contínua por formação.

Uma das novas alunas do curso é Janaína Rozendo, preceptora do estágio supervisionado do Ambulatório de Especialidades (Ambesp) da Uncisal, na área de Reumatologia do curso de Medicina. Para ela, o mestrado é um momento de se qualificar para oferecer uma qualidade melhor de didática para os alunos. “Pesquisei um mestrado profissional, porque tem como resultado final do curso um produto. Dessa forma, a pesquisa que irei realizar vai atender às demandas da academia, do serviço e da população em geral, ajudando estudantes e pacientes”, falou.

A professora Kristiana Cerqueira, do Núcleo de Ciências Biológicas (NUCIB) e pesquisadora da Propep, compartilhou a alegria em acolher os novos alunos num mestrado de grande importância pela repercussão positiva das pesquisas realizadas. “Que as pesquisas que vocês vão desenvolver tenham um impacto na sociedade e que possam transformar a vida de outras pessoas”, ressaltou ela.

A programação da aula inaugural do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Uncisal contou com a palestra "A evolução do ensino em saúde em Alagoas", proferida pelo professor e médico Paulo José Medeiros. No período da tarde, a professora Edileuza Leão e o professor Elton Oliveira conduzem a palestra "Núcleo de Inovação Tecnológica: O que é?".

MEST
O Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Uncisal é estruturado com disciplinas que aprofundam uma prática docente com foco na pesquisa, ensino e extensão, bem como com o conhecimento do contexto de saúde do país, como metodologia da pesquisa, SUS como escola, bases da educação em saúde e planejamento e avaliação no ensino da saúde. Traz também disciplinas que conduzem a um conhecimento mais voltado às novas tecnologias, como ensino e as tecnologias em saúde mental nos diferentes cenários de prática profissional no sus; recursos educacionais, e tecnologia da informação e comunicação no ensino.