22/11/2022 16:52 | Tecnologia e InovaçãoEducação

Uncisal promoverá eventos de pós-graduação sobre ciência, tecnologia e inovação

Discussões serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro

Uncisal visa incentivar a integração entre docentes, pesquisadores e discentes como promover a divulgação científica

Ascom Uncisal

Danielle Cândido

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promoverá o I Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação, entre os dias 7 e 9 de dezembro. O evento será realizado no miniauditório da Uncisal, na sede da faculdade, no Trapiche. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://doity.com.br/i-congresso-norte-nordeste-de-pesquisa-e-pos-graduacao-e-iv-encontro-de-pos-graduacao-stricto-sensu.

Simultaneamente ao congresso, a Uncisal também realizará o IV Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, que contará com palestras, mesas-redondas, apresentações de banner (pesquisas finalizadas e projetos de pesquisa) e apresentações orais. Os interessados em submeter trabalhos devem enviar o resumo até o dia 26 de novembro.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Ribeiro, ao promover esses eventos, a Uncisal visa incentivar a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de Pós-Graduação Stricto Sensu, bem como promover a divulgação científica pautada em cooperação, inovação, geração de novos conhecimentos e desenvolvimento de novos produtos. Além disse, a iniciativa pretende propiciar um ambiente favorável para a aproximação e celebração de parcerias entre as instituições de ensino superior e grupos de pesquisa.

“O Congresso promove o fortalecimento da pós-graduação local e inter-regional, por meio da articulação de grupos e redes de pesquisas de universidades da região Norte e Nordeste. O evento é uma oportunidade de atualizar docentes e discentes sobre as novidades do meio científico, como também de eles compartilharem suas próprias investigações, por meio da troca de experiências entre os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu”, destacou Mara Ribeiro.

A conferência de abertura intitulada “O Futuro ainda nos pertence? Desafios e perspectivas para a ciência, tecnologia e inovação” será proferida pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes.

Na ocasião, também serão discutidos novos modelos de ciência, tecnologia e inovação; formas de integração entre a pesquisa, o ensino e a assistência. Além disso, serão abordadas soluções coletivas às demandas regionais que envolvem a pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu.

Programação:

07/12/2022

7h30 - 10h – Credenciamento

8h30 - 10h – Sessão de banner

10h - Mesa de abertura

10h15 - Conferência de abertura

Palestrante: Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes – Presidente da Fapeal

Tarde

14h – Mesa-redonda: Pesquisa, Inovação e Comunicação Científica: desafios e oportunidades dos programas de pós-graduação stricto sensu

Mediadora: Profa. Dra. Mara Cristina Ribeiro (Uncisal)

16h - Palestras: Tecnologias assistivas para indivíduos neurodiversos: O exemplo da COGNVOX

17h30 – 19h - Sessão de banner