22/05/2023 12:20 | SaúdeEducação

Uncisal lança campanha do Enade 2023; confira os cursos que participam do exame

“Sou Uncisal. Tô no Enade” é o slogan da campanha que será lançada no próximo dia 30 de maio

Pei Fon

Danielle Cândido

Os alunos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) concluintes dos cursos de bacharelado em Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e dos cursos de Tecnologia em Segurança no Trabalho, Radiologia e Gestão Hospitalar, realizarão, no dia 26 de novembro de 2023, um exame que poderá aumentar as chances de empregabilidade. A campanha “Sou Uncisal. Tô no Enade”, que será lançada no dia 30 de maio, no Mega Auditório da Universidade, vai proporcionar a aproximação da universidade com os professores e estudantes ao longo do processo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Enade, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Anízio Teixeira (INEP), é uma avaliação feita anualmente para estudantes de cursos superiores de instituições de ensino públicas e privadas. O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, além de gerar dados sobre o cenário do ensino superior. Para quem é convocado, a realização do exame é obrigatória para a conclusão do curso.

O pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, prof. dr. George Márcio da Costa e Souza, explicou que o Enade é um instrumento de avaliação de referência para promover melhorias e demonstrar para a comunidade acadêmica a excelência do processo de ensino e aprendizagem na formação dos futuros profissionais. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e estudar em uma instituição de qualidade é uma vantagem na posição de uma oportunidade de emprego”, frisou ele.

Pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, George Mário da Costa e Souza ressalta a importância do Enade na promoção de melhorias

Este ano, a Uncisal contará com aproximadamente 320 alunos de sete cursos prestando o Enade (Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Segurança no Trabalho, Radiologia e Gestão Hospitalar). A seleção dos cursos a serem avaliados foi definida pelo INEP e o regulamento da edição de 2023 está disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-124-de-31-de-janeiro-de-2023-461476106

Em 2023, a avaliação de desempenho dos estudantes se refere ao ano I do Ciclo Avaliativo. As inscrições no Enade começam no dia 27 de junho e terminam em 31 de agosto e a aplicação da prova será dia 26 de novembro, para os estudantes classificados como concluintes. Pelo cronograma, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.

A PRÓ-REITORA DE ENSINO E GRADUAÇÃO (PROEG) TIRA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O ENADE:

O que é o ENADE?

É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Graduação e tem como propósito avaliar a qualidade da formação dos alunos nas Instituições de Ensino Superior. Esta avaliação é realizada através da aplicação de uma prova que acontece em ciclos trienais.

Como o ENADE pode aumentar minha empregabilidade?

Um bom desempenho na avaliação do Enade contribui de forma decisiva para o aumento da visibilidade dos cursos e, por consequência, na empregabilidade dos alunos. Inúmeras empresas de recrutamento usam os relatórios de avaliação do Enade para identificar se o estudante desenvolveu a competência necessária para função requerida pelo mercado.

Além disso, uma tendência verificada nos processos de ingresso em cursos de pós-graduações (stricto sensu) é a utilização da nota do Enade como um dos critérios de pontuação nas avaliações de títulos. Desta forma, o empenho dos alunos nesse processo é fundamental para aumentar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e/ou na carreira científica.

Quais os cursos serão avaliados em 2023?

Na edição de 2023, os cursos da Uncisal que serão avaliados são: Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Segurança no Trabalho, Radiologia e Gestão Hospitalar.

Como é a prova do Enade?

As provas do Enade são constituídas por 40 questões entre objetivas e subjetivas, baseadas no modelo de educação baseada em competências. Destas, 30 são relacionadas aos conhecimentos específicos do curso, sendo 27 questões de múltipla escolha e três discursivas; e 10 questões de conhecimentos gerais, sendo 8 objetivas e 2 subjetivas.

Quem deve realizar a prova do Enade?

Estudantes concluintes de bacharelado são aqueles que, até o último dia do período de retificação de inscrições, não tenham concluído o curso, mas tenham expectativa de concluí-lo até julho de 2024, ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo.

Os concluintes de cursos superiores de tecnologia são aqueles que também não se formaram até o último dia do período de retificação de inscrições, mas esperam se formar até dezembro de 2022 ou cursaram 75% ou mais da carga horária mínima do currículo.

As informações sobre o percentual de integralização da carga horária do curso serão fornecidas ao estudante pela coordenação do seu curso, podendo, também, ser analisada por meio do histórico escolar do estudante.

Quando acontecerá a prova do ENADE?

Em 26 de novembro de 2023.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA “SOU UNCISAL. TÔ NO ENADE”

Lançamento da Campanha Enade 2023

Data: 30 de maio de 2023

Tema: Sou Uncisal. Tô no Enade