10/03/2022 11:31 | Saúde

Uncisal inaugura novo mamógrafo com capacidade para atender 1,6 mil pacientes por mês

Equipamento vai beneficiar mulheres que residem no 1º e no 2º Distrito Sanitário de Maceió


Thiago Henrique, pró-reitor de Gestão Administrativa; Henrique Costa, reitor da Uncisal; Kátia Born, diretora do Cedim

Ascom/Uncisal


Eduardo Almeida


No Mês da Mulher, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) inaugura um novo mamógrafo, com capacidade para atender até 1,6 mil pacientes por mês. O equipamento será entregue ao Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Uncisal, nesta sexta-feira (11), às 10h, e vai beneficiar mulheres que residem no 1º e no 2º Distrito Sanitário de Maceió.

Com o novo equipamento, o Cedim conseguirá realizar até 70 novos exames por dia, aumentando, assim, sua capacidade. O espaço já dispõe de um equipamento semelhante, que será reforçado com a chegada do novo mamógrafo digital. As pacientes podem realizar agendamentos pelo contato WhatsApp (82) 98833-8578, informando nome completo e número do Cartão SUS.

“Com o novo mamógrafo, a Uncisal, através do Cedim, será uma das portas de entrada na prevenção ao câncer de mama em Maceió. Faremos o rastreamento e, com os resultados em mãos, poderemos realizar punções com agulha grossa e exames de patologia”, explica Kátia Born Ribeiro, responsável pelo Centro de Diagnóstico por Imagem da Uncisal.

A gestora destaca que a Uncisal conta com o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que realiza os exames que possibilitam a detecção de casos de câncer de mama.  “Nós atuamos como uma rede, atendendo as moradoras do 1º e do 2º Distrito Sanitário, que abrangem áreas da Ponta da Terra, do Poço, da Ponta Grossa, do Prado, do Vergel do Lago e do Trapiche da Barra.

O reitor da Uncisal, Henrique Costa, lembra que a instituição é referência na 1ª região e ressalta que a chegada do novo mamógrafo vai beneficiar não apenas pacientes, como a comunidade da Uncisal. “Por um lado, o novo equipamento vai ampliar a capacidade de realização de exames do nosso Cedim. Por outro, nossos professores e estudantes serão beneficiados com mais um equipamento e com a possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula”, conclui.,