18/04/2022 12:31 | SaúdeEducação

Uncisal inaugura novo espaço de ensino na Maternidade Escola Santa Mônica

Foram entregues auditório, sala para biblioteca virtual, sala de integração ensino-assistência e sala para professores

Espaço vai beneficiar estudantes e professores que atuam vinculados tanto à graduação como à pós-graduação

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) inaugurou, nesta segunda-feira (18), um novo espaço dedicado ao ensino na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM). Foram investidos, aproximadamente, R$ 300 mil na melhoria da infraestrutura e na aquisição de mobiliários e equipamentos.

Foram entregues um auditório completamente revitalizado, sala para biblioteca virtual, sala de integração ensino-assistência e sala para professores, sob a coordenação da Chefia Docente-Assistencial. O espaço vai beneficiar estudantes e professores que atuam vinculados tanto à graduação como à pós-graduação.

Durante a solenidade de entrega da nova estrutura, o reitor da Uncisal, professor Henrique de Oliveira Costa, destacou que a revitalização do espaço é um sonho antigo dos servidores que atuam na Maternidade Escola Santa Mônica. “A universidade se preparou e, com o apoio do Governo de Alagoas, conseguiu melhorar a estrutura, beneficiando diretamente a comunidade”, pontuou o gestor.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, acrescentou que o espaço de ensino será um importante ponto de apoio para estudantes e professores. “Esse local é uma extensão da nossa universidade, onde acontecem aulas de graduação e pós-graduação e onde os estudantes e professores podem desenvolver atividades como pesquisas. É um ganho significativo para a instituição”, afirmou a vice-reitora.

Para Elisângela Sanches, diretora administrativa da Maternidade Escola Santa Mônica, o novo espaço possibilitará a integração entre a academia e a unidade assistencial. “A gente estava precisando de um espaço que fosse adequado tanto para os estudantes de graduação quanto para os residentes e estagiários, e para os servidores. Esse local será o espaço onde a execução da proposta de ensino-serviço se efetiva”, expõe.

Graciliana Swarowsky, chefe docente-assistencial da Maternidade Escola Santa Mônica, lembra que, como instituição de ensino na área de saúde, a atuação da universidade e das unidades assistenciais estão diretamente interligadas. “Mudar o paradigma, objetivando a integração docente-assistencial, é o objetivo maior da nossa atuação e desse espaço, onde será possível efetivar e fortalecer as ações docentes assistenciais: o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência”, conclui.