12/12/2022 19:01 | SaúdeEducação

Uncisal forma mais uma turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal

VI Fórum de Práticas de Gestão da Residência em Saúde da Família apresentou as intervenções dos estudantes nos serviços de saúde

Ascom/Uncisal

Danielle Cândido/ Uncisal

“Vivenciar o serviço de saúde com um olhar ampliado para a coletividade é um diferencial”. O depoimento é do fisioterapeuta Erivaldo Lima, que apresentou o trabalho final da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), nesta segunda-feira (12), durante o VI Fórum de Práticas de Gestão da Residência em Saúde da Família. O evento reuniu residentes, preceptores e tutores do programa no mini auditório da Universidade.

O residente desenvolveu a reestruturação do curso “Educação Permanente em Saúde: conceitos, fundamentos e aplicabilidade”, ofertado na plataforma da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino Serviço, para todos os servidores. “É muito gratificante ver um trabalho como esse, de adaptação de um curso, ter um impacto tão grande. Um trabalho produzido por um residente vai gerar impacto em todo estado”, comemorou Erivaldo Lima, que é um dos 12 formandos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal.

O curso “Educação Permanente em Saúde” foi reformulado e passou a integrar os cursos obrigatórios de todos os servidores estaduais. Ainda segundo o residente, a última etapa dessa atividade foi a oferta do curso para uma turma-teste, cujos servidores deram um feedback importante para aprimorar essa formação para a então primeira turma oficial do curso, com expectativa de início no primeiro semestre de 2023.

Para a professora Lucélia Sales, tutora da residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal, o evento foi uma oportunidade de discussão sobre o que foi desenvolvido no curso, promovendo um encontro de saberes e práticas trabalhados entre residentes, preceptores e tutores. “O primeiro ano da residência é dedicado aos cenários do território, realizando cadastramento, mapeamento, ações de promoção e prevenção. Já no segundo ano, os residentes se envolvem na gestão em saúde dos vários setores de uma Secretaria de Saúde”, explicou.

A enfermeira Geovana Ferreira, por exemplo, teve a oportunidade de conhecer a equipe de saúde do sistema prisional, por meio do programa da residência. “Conheci outra atribuição da política de atenção básica. A visita à equipe de saúde do sistema prisional foi muito rica e me permitiu ver de perto como acontece a assistência lá dentro”, contou Geovana.

Residência - A Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal se configura como um curso estruturado em consonância com a Política de Educação e Desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde. É direcionada a enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, interessados em atuar no campo da Saúde da Família.