25/11/2022 10:43 | Saúde

Uncisal e Ufal promovem II Jornada de Plantas Medicinais

Evento gratuito ocorre nos dias 29 e 30 deste mês e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do projeto de extensão Uso Racional de Plantas Medicinais


Evento é uma iniciativa do projeto de extensão Uso Racional de Plantas Medicinais

Ascom Uncisal


Danielle Cândido/ Uncisal

Com o tema “Plantas medicinais como uma alternativa para promoção de saúde”, a II Jornada de Plantas Medicinais ocorre nos dias 29 e 30 de novembro de 2022. O evento gratuito será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do projeto https://www.youtube.com/@URPM-plantasmedicinais e vai contar com palestras ministradas por profissionais renomados para debater sobre o uso racional de plantas medicinais e suas formas de aplicação. 

O evento é uma iniciativa do projeto de extensão Uso Racional de Plantas Medicinais – URPM, que surgiu da parceria entre docentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É coordenado pelas professoras Roberta Costa Santos Ferreira e Ana Rosa de Almeida Alves, ambas do Instituto de Ciência Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal, e pelo professor Marcos Antônio Leal Ferreira, do Núcleo de Ciências Biológicas (NUCIB) da Uncisal.

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina da Uncisal e da Ufal também participam da atividade.

Para Marcos Ferreira, professor da Uncisal, "a academia vem conhecendo as plantas medicinais, que fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e o mercado tem investido em terapia como opção natural de tratamento", afirma.

Nesta edição, a Jornada reflete sobre as possibilidades terapêuticas do uso das plantas medicinais, por meio da participação de profissionais de diferentes instituições que irão compartilhar suas experiências na área. "Florais de Bach: Um olhar sobre as nossas emoções" é tema de uma das palestras do evento, que será proferida pela Profa. Dra. Kristiana Cerqueira Mousinho Fonseca (Uncisal/Cesmac).


"A quantidade de emoções negativas não gerenciadas levam as pessoas a adoecerem emocionalmente. O tratamento realizado, na maioria das vezes, versa pelo atendimento psicológico e psiquiátrico, levando ao alto consumo de psicofármacos. A abordagem dos Florais de Bach vem para complementar esse tratamento de forma a trabalhar o desequilíbrio ocasionado por emoções negativas, que servem para reequilibrar o indivíduo, considerando a atuação energética dos compostos extraídos das flores", explica Kristiana Mousinho.

Ainda segundo a palestrante, os Florais têm ajudado as pessoas a entenderem suas fragilidades e consequentemente aprenderem a resolvê-las de forma harmônica e evitando adoecimentos.

Para receber a certificação, é necessário fazer a inscrição até o dia 28 de novembro pelo endereço eletrônico https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf

Mais informações pelo instagram do projeto @projeto_urpm ou pelo e-mail projetourpm@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

Dia 29.11.22

19h

Palestra 1: Importância das plantas medicinais para a saúde

Palestrante: Profa. Dra. Ivanilza Moreira de Andrade (UFDPar)

20h

Palestra 2: Uso racional de plantas medicinais

Palestrante: Profa. Dra. Maria Aline Barros Fidelis de Moura (ICF/UFAL)

 

Dia 30.11.22

18h

Palestra 1: Como usar as plantas medicinais no dia a dia do consultório? Uma visão da prática, seus desafios e seu potencial.

Palestrante: Dr. Rafael Vieira Morais (Médico de Família e Comunidade)

19h

Palestra 2: Potencialidades farmacológicas de espécies do semiárido

Palestrante: Profa. Dra. Claudia do Ó Pessoa (UFC)

20h

Palestra 3: Florais de Bach: Um olhar sobre as nossas emoções

Palestrante: Profa. Dra. Kristiana Cerqueira Mousinho Fonseca (Uncisal/Cesmac)