14/09/2023 14:16 | Saúde

Uncisal e Hospital Veredas lançam a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”

Evento de conscientização ocorre no dia 16 de setembro no pátio central do Maceió Shopping



Danielle Cândido / Ascom Uncisal

 

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Hospital Veredas abraçaram a campanha “De Olho nos Olhinhos”, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. O lançamento da campanha acontece neste sábado (16/09), às 10h, no pátio central térreo do Maceió Shopping, em Mangabeiras.

 

 

Durante todo o dia, das 10 às 22h, os estudantes da Uncisal, integrantes do projeto de extensão Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, junto a estudantes de ligas acadêmicas de outras instituições de ensino, irão informar as pessoas sobre a campanha e alertar sobre a importância do exame oftalmológico. “Será uma mobilização com muita informação sobre a prevenção do câncer ocular infantil”, informou Roberta Fernandes, coordenadora do projeto de extensão da Uncisal e coordenadora do serviço de Oncologia do Hospital Veredas.

 



 

No dia da mobilização, serão entregues máscaras e balões para as crianças, adesivos para registro dos visitantes, panfletos e orientação para baixar a cartilha virtual pelo QR code – que pode ser facilmente compartilhada por celular – sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais. 

 

 

Para o diretor Médico do Hospital Veredas, Miquéias Damaceno, a precocidade do diagnóstico e tratamento em centros de referência em oncologia pediátrica, com a instituição da terapêutica adequada, determinam prognóstico favorável a esses pacientes. “E é aí que entra a importância de nossa adesão, como centro de referência no tratamento de câncer infantil  Alagoas, neste grande movimento nacional, com o projeto De Olho nos Olhinhos, proporcionando a essas crianças o diagnóstico e tratamento adequado”, afirmou.

 

Campanha

 

 

A filha do casal Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou o casal a criar a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância. 

 


 

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. 

 

 

O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago. 

 

 

Daiana Garbin alerta: “ficar atento a sinais como um reflexo branco, o ‘olho de gato’, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”. 

 

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita. 

 

 

Nesta segunda edição, a campanha “De Olho nos Olhinhos” tem o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: AMB – Associação Médica Brasileira, CFM - Conselho Federal de Medicina, CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria, SBOO - Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, SOBOPE - Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOP - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude Children's Research Hospital, Aliança AMARTE, ABLAO - Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e AAP - Associação Acadêmica de Pediatria. 

 


SERVIÇO:

Campanha de Olho nos Olhinhos

Conscientização e alerta sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos

Dia: 16 de setembro (sábado)

Hora: Das 10h às 22h

Local: Pátio central térreo do Maceió Shopping

Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990 - Mangabeiras

Realização: Uncisal e Hospital Veredas

 

 

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