31/01/2023 12:05 | SaúdeEducação

PROVOZ

Uncisal divulga manual com orientações à saúde vocal de professores

Conteúdo está disponível no portal institucional da universidade (www.uncisal.edu.br) e pode ser acessado gratuitamente


Ilustração da capa do Manual

Ascom Uncisal


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Com a proposta de promover ações educativas, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disponibilizou um manual com orientações voltadas à saúde vocal de professores. O conteúdo está disponível no portal institucional da universidade (www.uncisal.edu.br) e pode ser acessado gratuitamente.


Organizado pelas professoras Edna Morais e Vanessa Porto, que integram o curso de Fonoaudiologia da Uncisal, o manual traz informações como ações capazes de prejudicar a voz, orientações sobre cuidados, sinais e sintomas de alterações vocais. Também é possível se informar sobre quando e onde procurar ajuda.


“Esse manual foi criado a partir do projeto de extensão Provoz [Promoção da atenção à saúde e bem-estar vocal de docentes], que é um programa de treinamento vocal voltado aos professores. Nós recebemos muitos relatos de desconhecimento desses cuidados. Por isso, decidimos criar um documento com orientações”, explica Vanessa Porto.


A professora Edna Morais acrescenta que, embora o manual seja direcionado inicialmente para professores, ele pode ser aplicado a qualquer outra profissão. “Dentro desse material, há informações sobre como a voz é produzida, quais os primeiros sintomas de alterações vocais e orientações quanto à forma adequada de respiração”, destaca.




TREINAMENTO VOCAL

Além da divulgação do manual, a Uncisal está promovendo a oficina “Programa de Treinamento Vocal para Professores”. As duas primeiras turmas, que iniciaram nos dias 25 e 26 de janeiro, foram rapidamente esgotadas. Nelas, os participantes recebem orientações contidas no manual e compartilham experiências.