09/01/2024 16:56 | Educação

Uncisal divulga Edital de Transferência, Reopção e Equivalência

Este ano edital traz prazo de inscrição diferente para cada modalidade

Inscrições serão realizadas vno endereço eletrônico https://selecao.uncisal.edu.br

Ascom Uncisal

Patrícia Barros / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) divulgou, nesta terça-feira (9), o Edital de Transferência, Reopção e Equivalência – PSCTRE/UNCISAL/24. As inscrições serão realizadas via Internet, por meio do endereço eletrônico https://selecao.uncisal.edu.br. Na edição deste ano, o edital traz prazos de inscrição diferentes, conforme a modalidade:

Para a modalidade de Transferência Externa e Equivalência, as inscrições estarão abertas no período compreendido entre 14h do dia 09/01/2024 e 17h do dia 24/01/2024. Já para a modalidade de Reopção, o período de inscrições será das 14h do dia 09/01/2024 às 17h do dia 09/02/2024.

Para a efetivação da inscrição, o candidato deverá pagar taxa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). Os cronogramas completos do processo seletivo podem ser consultados no Anexo I do Edital. Já o quadro detalhado de vagas ofertadas está disponível no Anexo II. O edital está disponível no endereço eletrônico https://selecao.uncisal.edu.br/processoseletivo/63.

Modalidades

A Transferência é o processo de admissão de discentes regulares de outras instituições de ensino superior brasileiras, autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), conforme legislação vigente no país, para o mesmo curso, na hipótese de existência de vagas e mediante processo seletivo. Nessa modalidade há vagas para os cursos de Alimentos, Fisioterapia, Gestão Hospitalar (EaD), Medicina, Radiologia e Segurança no Trabalho.

Já a Reopção é o processo de admissão do discente, regularmente matriculado na Uncisal, em um novo curso, visando o redirecionamento de seus estudos. Nessa modalidade, há vagas para Alimentos, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar (EaD), Radiologia e Segurança no Trabalho. As vagas de reopção para bacharelados somente poderão ser pleiteadas por estudantes de cursos bacharelados. Já as vagas de reopção para cursos tecnológicos somente poderão ser pleiteadas por estudantes de cursos tecnológicos.

Por fim, a Equivalência é o processo de admissão de graduados, egressos de cursos de qualquer instituição de ensino superior brasileira, autorizados e reconhecidos pelo MEC, conforme legislação vigente, para os cursos de graduação da Uncisal. Nessa modalidade, há vagas para Gestão Hospitalar (EaD), Radiologia e Segurança no Trabalho.

Isenção de taxa de inscrição

Poderá requerer isenção de taxa o candidato que, nos períodos e nas formas descritas no edital, comprove ser trabalhador que ganhe até um salário mínimo mensal, esteja desempregado, seja carente ou doador de sangue e que, cumulativamente, em qualquer das condições citadas, declare que não usufruiu do direito de isenção mais de três vezes no período de um ano anterior à data final das inscrições para este processo seletivo e que resida há pelo menos dois anos em Alagoas.

Os candidatos que desejarem solicitar isenção de taxa deverão anexar os documentos comprobatórios de sua condição ao sistema on-line de inscrições, conforme edital, até a data limite estipulada no Anexo I - Cronogramas (conforme a sua modalidade). Os demais documentos necessários para a avaliação e classificação no processo seletivo podem ser postados posteriormente, editando a inscrição já realizada, até o final do prazo de inscrições.