08/09/2023 14:36 | Saúde

Uncisal disponibiliza serviços exclusivos e especializados em fisioterapia

Instituição de ensino é a única universidade pública a disponibilizar formação na área em Alagoas


Sessão de fisioterapia na Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Única instituição pública de ensino que oferta o curso de Fisioterapia no estado, a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disponibiliza serviços exclusivos e especializados na área de reabilitação. A Uncisal conta com um Serviço de Fisioterapia, que oferece atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e com um Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação Esportiva.

 

O Serviço de Fisioterapia da Uncisal faz parte da estrutura do Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), localizado no Trapiche da Barra. O espaço é utilizado como campo de estágio. Nele, profissionais experientes - que atuam como professores ou preceptores na universidade - compartilham seus conhecimentos com estudantes, disponibilizando acompanhamento integral aos pacientes.

 

Já o Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação Esportiva (Cefire) funciona dentro da estrutura do Estádio Rei Pelé, também no Trapiche da Barra. O espaço foi construído para receber a seleção de Gana, em 2014, e é voltado para o atendimento a atletas federados e amadores que necessitam de reabilitação. A administração do local cabe à Uncisal, por meio de um termo de cessão assinado junto ao Governo de Alagoas.

 

De acordo com Janayna Cajueiro, supervisora do Centro Especializado em Reabilitação III (CER III) da Uncisal e responsável pelos dois espaços, os atendimentos tanto no Serviço de Fisioterapia da universidade quanto no CER e Cefire acontecem somente mediante agendamento, após encaminhamento médico e avaliação por parte de uma equipe multidisciplinar.

 

“Nos dois casos, os agendamentos são feitos diretamente nos serviços. No CER atendemos a população em geral com a oferta de reabilitação. Já no Cefire é realizado um atendimento especializado, com foco na orientação e na recuperação de atletas. A proposta é atender esportistas”, destaca Janayna Cajueiro.

 

O fisioterapeuta Caio Costa atua na Clínica de Fisioterapia da Uncisal e explica que, no espaço, são ofertadas quatro especialidades: neurofuncional, respiratória, pediátrica e traumato-ortopédica. Os atendimentos, segundo o profissional, contam com a participação dos estudantes do 5º ano, orientados pelos professores e preceptores.

 

“Há uma troca de conhecimentos e experiências. Nós profissionais compartilhamos o conhecimento que adquirimos ao longo da nossa trajetória e eles contribuem com o aprendizado acadêmico. É uma via de mão dupla. Podemos dizer que, realmente, há o compartilhamento de experiências. Todos saem ganhando, inclusive os pacientes, que recebem tratamento integral”, observa o fisioterapeuta Caio Costa.

 

Heloísa Damasceno, estudante do 10º período do curso de Fisioterapia da Uncisal, ressalta que, além de levar qualidade de vida para a população, o Serviço de Fisioterapia da Uncisal atua como um importante campo de estágio para os estudantes da universidade. “Ao longo de todo o curso, nós passamos por diversas unidades, hospitalares e clínicas. Aqui, sem dúvida, nos sentimos bastante acolhidos”, frisa.

 

CURSO DE FISIOTERAPIA - A Uncisal é a única instituição pública de ensino superior de Alagoas a ofertar o curso de Fisioterapia. O curso foi criado no ano de 1995, com autorização da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Atualmente, são ofertadas 40 vagas anuais, com atividades desenvolvidas em tempo integral: manhã e tarde.