29/02/2024 12:24 | Saúde

Uncisal conclui treze programas de residência e forma 39 profissionais de saúde

Programas equivalem a especializações e abrangem áreas como Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Saúde da Família

Uncisal promove cerimônia de encerramento dos programas de residência da instituição

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) concluiu, nesta quinta-feira (29), treze programas de residência que resultaram na formação de 39 novos profissionais da saúde. Os programas da Uncisal equivalem a especializações e abrangem áreas como Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Saúde da Família.

O programa de residência em Medicina formou onze novos profissionais, nas especialidades de Infectologia, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade. Já o programa de residência em Enfermagem colocou no mercado doze profissionais, nas áreas de Obstetrícia, Neonatologia, Infectologia, Psicologia e Saúde Mental, Emergência Geral e Atendimento Pré-Hospitalar.

A Uncisal também concluiu, nesta manhã, o programa de residência em Audiologia, que contou com a formação de dois profissionais. Por fim, o programa de residência em Saúde da Família colocou no mercado quatorze novos profissionais, nas especialidades de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional. Os programas tiveram duração de dois ou três anos.

Na solenidade de encerramento, Ilka do Amaral Soares, vice-reitora da Uncisal, destacou a importância das residências na formação dos profissionais de saúde. “Essa experiência [das residências] é ímpar na carreira de qualquer profissional, porque é 100% prática. Acredito que, a partir de agora, todos estarão mais preparados para ter sucesso profissional. Tudo isso com a chancela de uma universidade pública como a Uncisal”, observou.

No mesmo sentido, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Ribeiro, enfatizou que a conclusão da residência terá impacto sobre toda a atuação dos profissionais que concluíram a especialização. “Integrar uma residência foi uma decisão tomada lá atrás, há dois ou três anos, dependendo da residência, mas que terá impacto positivo para todo o fazer profissional de cada um dos que se formam aqui hoje. Foi um compromisso firmado com vocês mesmos e com os pacientes que serão atendidos por vocês”, expôs.

A supervisora pró-tempore de Pós-Graduação Lato Sensu da Uncisal, Elaine Nascimento, observou que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da universidade vem buscando aprimorar, a cada ano, a qualidade da formação ofertada por meio das diversas residências. “Esse é um trabalho contínuo, no qual uma equipe comprometida se debruça para oferecer a melhor formação para cada um dos profissionais de saúde”.

Por fim, a coordenadora geral do Programa de Residências da Uncisal, Giselle Monte, pontuou que a passagem pelo programa da universidade vai gerar mais que a formação profissional. “Tenho certeza que hoje os profissionais que concluem essa residência saem transformados, não apenas no aspecto profissional, mas pelas experiências de vida que as residências proporcionam a cada um dos participantes”, concluiu.