28/02/2023 12:22 | Saúde

Uncisal conclui programas de residência e forma 35 novos especialistas em áreas da saúde

Foram finalizadas pós-graduações nas áreas de Medicina, Enfermagem, Audiologia e Multidisciplinar


Profissionais capacitados à disposição do mercado de trabalho.


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

O sistema de saúde de Alagoas ganha 35 novos especialistas a partir desta terça-feira (28). A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) finalizou, nesta manhã, treze programas de residência, em diversas áreas da saúde, colocando profissionais capacitados à disposição do mercado de trabalho.


O médico Augusto Fontan, graduado pela Uncisal, foi um dos concluintes da residência em Ginecologia e Obstetrícia. De acordo com ele, além de possibilitar crescimento profissional, as especializações ofertadas pela universidade dão à população a segurança de encontrar equipes preparadas para garantir saúde de qualidade.


“Foi muito gratificante concluir a residência médica aqui na minha casa, onde me formei como médico. Esse é o primeiro passo na formação do médico, quando deixamos de ser generalistas e passamos a atuar de forma mais específica. Sem dúvidas, um passo importantíssimo para a carreira médica”, destaca Augusto Fontan.


A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, lembrou que os programas de residência, embora sejam classificados como programas de pós-graduação lato sensu, apresentam características distintas de outras formações, visto que os residentes passam todo o período do curso em contato com os pacientes das respectivas áreas.


“Os profissionais que se formam hoje nas residências em saúde da Uncisal saem daqui extremamente capacitados e preparados para lidar com as mais diversas situações em ambientes de saúde, porque passaram praticamente 100% do tempo com a mão na massa, ao longo dos últimos dois ou três anos”, pontuou Ilka Soares.


Para Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, os novos especialistas formados nesta terça-feira deixam a instituição com o compromisso de contribuir para a melhoria da saúde no estado. “É preciso entender que saúde é um processo coletivo e que todos nós fazemos parte dessa construção”, frisou.


RESIDÊNCIAS EM SAÚDE - A Uncisal oferta residências nas áreas de Dermatologia, Infectologia, Psiquiatria, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família. Há ainda residências nas áreas de Enfermagem, de Audiologia e Multidisciplinar. Nesta quarta-feira (1), terão início novas turmas, contemplando 65 novos profissionais.